TUTORIAL: Jogando os TR's clássicos nos sistemas modernos em HD!
Blog

TUTORIAL: Instalando os clássicos em sistemas modernos com a melhor qualidade!

TUTORIAL: Instalando os clássicos em sistemas modernos com a melhor qualidade!

Neste tutorial irei mostrar passo a passo como tirar o máximo proveito do que os mais recentes programas têm a oferecer aos jogos clássicos no PC. Funcionam no Windows 8 e 10 e é provável que funcionem no Windows 7 também, mas talvez não com todas as melhorias (e é mais indicado que você possua a versão GOG ou Steam).

Segue a lista de melhorias:

  • Correção da proporção de tela e do campo de visão em resoluções widescreen, não deixando mais a Lara e o cenário esticados. Há a opção de jogar na proporção 4:3 também, assim como no PlayStation.
  • Suporte melhorado aos joysticks, resolvendo o problema dos gatilhos dos controles de Xbox 360 / Xbox One não funcionarem.
  • Esconde as bordas da janela que ficam aparecendo e ocultando a barra de HP no Windows 10.
  • Substitui as antigas FMV’s por versões remasterizadas (apenas no TR2 por enquanto).
  • Texturas em HD da versão iOS/Android para algumas fases do TR2.
  • O inventário é mostrado como uma sobreposição sob a tela pausada, deixando o fundo transparente.
  • Corrige um erro gráfico no menu principal e nas telas de carregamento do TR3.

Antes de tudo, se você usa o joystick para jogar, não recomendo a utilização deste patch com o TR5. Você pode utilizar programas como o Xpadder ou o Joy2Key para fazer o joystick funcionar nele, se esse for o único problema (há vários tutoriais sobre como utilizar esses programas no YouTube). O Chronicles já possui suporte a resoluções widescreen com a proporção de tela corrigida normalmente, não sendo assim necessário utilizar este patch com ele. Este guia então serve para os seguintes jogos:

Tomb Raider II + The Golden Mask

Tomb Raider III: Adventures of Lara Croft + The Lost Artifact

Tomb Raider: The Last Revelation

Para rodar o TR1 nativamente no Windows (sem precisar do uso do DOSbox), confira nosso outro guia inteiramente dedicado a ele.

Instale o WinRar caso você não o tenha.

PASSO 1 (Geral)

  • Primeiro, obviamente, instale seus jogos normalmente e depois baixe o Multi Patch para evitar possíveis bugs.
  • Execute o instalador e selecione: Utilities >> Extract Updates To Desktop para assim os arquivos serem extraídos para o desktop.
  • No desktop contém agora uma pasta para cada jogo. Abra-as e copie os arquivos de dentro de cada uma delas para as respectivas pastas onde os jogos estão instalados e substitua-os quando for solicitado. No caso da versão Steam, elas ficam em: C:\Arquivos de Programas (x86)\Steam\steamapps\common. Porém, NÃO COPIE os arquivos do TR4 e TR5. Substitua apenas os do TR2, 3 e Lost Artifact.
Rodando os TR's clássicos 1

Pasta de jogos da Steam

Assim como a expansão do TR1 (Unfinished Business), caso você não possua o CD de instalação da expansão do TR2 (The Golden Mask), não tem problema. Se você comprou o TR2 original, você tem direito à essas fases de graça. No entanto, o TR3 Gold: The Lost Artifact é vendido separadamente e embora o jogo não esteja disponível na Steam, o nosso site não incentiva a pirataria, então não podemos disponibilizá-lo. Somente seu patch.

Você poderá receber um aviso do Windows antes de executar alguns dos arquivos contidos neste guia. Não se preocupe, eles não são prejudiciais ao seu computador. Caso esta mensagem apareça, selecione ‘Executar mesmo assim’.

PASSO 2 (Somente quem possui o TR2)

O seguinte programa serve para instalar a expansão do TR2, e ele só funciona para quem comprou o jogo no GOG ou na Steam, deixando tanto o TR2 como o The Golden Mask em português também (menus e textos apenas). Como só testamos a versão da Steam, caso você possua apenas a versão em CD do jogo, você terá que pular este passo e procurar outra maneira de obter a expansão.

Se você já tinha o The Golden Mask instalado e não está interessado em repetir o processo para instalar a atualização, é necessário apenas baixar esta solução e substituir na pasta do jogo.

  • Baixe o programa clicando aqui.
  • Instale-o e ele criará uma nova pasta chamada gold dentro do diretório de instalação do TR2 (você já deve saber onde fica).
  • SE o arquivo acima não instalar no seu computador, baixe e instale este aqui então. Porém, você terá que ficar sem a tradução do jogo!
  • Para a expansão funcionar sem transtornos, baixe a solução dela aqui e substitua o arquivo dentro da pasta gold.
Pasta do TR2 Gold

Pasta do TR2 Gold

PASSO 3 (Somente quem possui o TR3)

  • Baixe aqui as imagens em widescreen para o menu principal e as telas de créditos do TR3.
  • Extraia o conteúdo, copie a pasta pix para dentro da pasta onde o TR3 está instalado e substitua os arquivos quando for solicitado.

PASSO 4 (Somente quem possui o The Lost Artifact)

O TR3 Gold tem problemas para rodar em sistemas modernos mesmo instalando o Multi Patch do primeiro passo, mas a solução para ele é simples.

  • Baixe a nova solução aqui (clique lá em cima em baixar para criar um arquivo ZIP).
  • Copie os dois arquivos e a pasta pix para dentro da pasta onde o jogo está instalado, substitua-os quando for solicitado e pronto!

PASSO 5 (Patch Principal – Geral)

O seguinte patch é uma ferramenta com diversas utilidades e ela estava em inglês. Traduzi então as partes mais importantes e fáceis de se manusear para caso você se perca ou encontre problemas, ou até mesmo se desejar alterar algumas configurações, mas é essencial que você siga o tutorial por aqui.

  • Delete do desktop TODOS seus atalhos dos TR’s primeiramente para não haver confusão.
  • Baixe o patch aqui. Extraia o conteúdo da pasta onde quiser no seu computador.
  • Abra a pasta, execute o arquivo Help.exe e selecione a aba Games.
  • Selecione o jogo que você deseja e clique em Start ou em Create Shortcut para criar um atalho na área de trabalho. Você será solicitado uma única vez para indicar a pasta onde o jogo foi instalado e selecionar o arquivo executável .EXE de tal jogo. Prontinho! Basta fazer isso com todos os jogos que desejar.

Não se esqueça de sempre abrir os jogos pelos novos atalhos ou pelo patch e não pela Steam!

Talvez seja preciso configurar o joystick no menu principal dos jogos, mas todos os botões estarão funcionando!

Os seguintes passos são apenas para as outras melhorias do TR2:

  • Se você quiser utilizar as texturas em HD das versões de iOS/Android, baixe-as clicando aqui e extraia o arquivo. Abra o conteúdo extraído e copie as pastas dumps e replacements para dentro da pasta textures, que está dentro de Tomb2Fix, no diretório onde o jogo está instalado.
Rodando os TR's clássicos 3

Pasta onde devem ir as texturas em HD

  • Se você também quiser as FMV’s remasterizadas, baixe-as aqui. Extraia o conteúdo e copie os vídeos para a pasta FMV dentro da pasta onde o jogo está instalado. NÃO delete os arquivos antigos!
  • Para as FMV’s funcionarem em tela cheia, abra o Help.exe novamente e na aba do TR2 desça até a seção Substituindo as FMVs. Clique em replacing e no arquivo que abrir, procure por -dshow 1.0 e mude o valor para 2.66 (para resoluções 1920 X 1080). Salve o arquivo. Para resoluções menores, vá diminuindo esse valor e salvando o arquivo até elas funcionarem.
Rodando os TR's clássicos 4

Arquivo do bloco de notas para mudar o tamanho das FMV’s in-game

Acreditem, é mais simples do que parece e vale a pena. Se você sabe como manusear arquivos e sabe onde ficam as pastas que os jogos estão instalados é bem fácil. No entanto, qualquer dúvida ou problema que encontrarem nos encaminhe uma mensagem, seja aqui nos comentários ou na nossa página no Facebook, que estaremos à disposição.

Espero que tenham gostado, e mais tutoriais estão por vir. Fiquem ligados!


O conteúdo deste guia foi retirado de múltiplas fontes, segue abaixo os créditos:

Peixoto (AHK Injector) – Tomb Raider Forums
SuiKazeRaider (TR2 Updater) – Square Enix Forums
AODfan e Gh0stBlade (TR2 iOS HD Textures) – Core Design
Lwmte (FMV’s remasterizadas) – Tomb Raider Forums
Rui Cassio Camisão (Tradução do TR2) – Lara Croft BR

Sobre o autor

Gian Carlo