Lady Lara Croft é uma condessa de 11ª geração. A família Croft recebeu o título e os direitos de Abbingdon, Surrey, pelo Rei Edward VI no ano de 1547. As Propriedades Croft são compostas por três mansões separadas, duas das quais são mantidas pelo Fundo Nacional, e a terceira é a casa de Lady Croft.
A própria Lady Croft sofreu diversas tragédias pessoais, incluindo a morte de ambos os pais em situações distintas, antes mesmo de atingir a maioridade. Respeitavelmente um gênio reconhecido e uma ginasta de padrões olímpicos, Lady Croft é o foco de especulações selvagens e intensos debates em comunidades, tanto científicas como políticas, além da imprensa popular. Idealizada e difamada na mesma medida, ela talvez seja uma das figuras mais fascinantes e enigmáticas de nosso tempo.
Lara Croft nasceu no Hospital Surrey’s Parkside, filha e Lady Amelia Croft e o notório arqueólogo Lord Richard Croft, o falecido Conde te Abbingdon. Dos 3 aos 6 anos de idade ela frequentou a Escola para Garotas Abbingdon, onde rapidamente ficou claro que ela era uma criança excepcionalmente talentosa.
Aos nove anos de idade ela sofreu um acidente de avião no Himalaia que tirou a vida de sua mãe. Em talvez a primeira história de sua prodigiosa indomitabilidade, onde ela, de algum modo, sobreviveu sozinha em uma jornada de 10 dias pelas montanhas do Himalaia, um dos ambientes mais hostis do planeta. A história conta que ela chegou a Katmandu, foi até o bar mais próximo e fez uma ligação educada ao seu pai perguntando se seria conveniente para ele vir buscá-la.
Durante os seis anos seguintes ao acidente de avião, Lara raramente saiu do lado de seu pai, viajando ao redor do mundo de uma escavação arqueológica para outra. Durante esse período ela recebeu de forma ostensiva uma educação padrão de professores particulares, mas talvez seja mais preciso dizer que ela era aprendiz de seu pai em tempo integral.
Quando Lara tinha 15 anos, seu pai desapareceu no Camboja. Buscas extensivas pelas autoridades e da própria Lara encontraram restos mortais que não puderam ser identificados com total certeza. Já que o corpo do Lord Croft não foi oficialmente recuperado, Lara não poderia herdar diretamente o título de Croft e foi forçada em uma amarga briga familiar pelo controle de Abbingdon contra seu tio, Lord Errol Croft. Lara finalmente venceu a briga legal e tomou posse de sua herança, mas ao custo de uma profunda ferida na família Croft, que a deixou afastada de seus parentes vivos.