Modelos - Lara Croft - Lara Croft BR

Nathalie Cook

Rhona Mitra

Nell McAndrew

Lara Weller

Lucy Clarkson

Jill de Jong

Karima Adebibe

Alison Carroll

Outras modelos

Nathalie Cook​

Ano: 1996

Nathalie Cook é considerada a primeira modelo de Lara Croft. Ela foi contratada pela Eidos Interactive para a divulgação do primeiro jogo da série, Tomb Raider (1996) e fez sua aparição no European Computer Trade Show (ECTS) no mesmo ano do lançamento. Na época em que foi contratada, a modelo sequer conhecia Lara Croft, uma vez que Tomb Raider e Lara Croft ainda não eram fenômenos mundiais.

Rhona Mitra

Rhona Mitra encarnou Lara Croft para promover o jogo Tomb Raider II, lançado em 1997. Foi graças à recepção de Natalie Cook no ECTS, onde Tomb Raider foi apresentado, que Rhona foi contratada pela Eidos, sendo ela a primeira modelo oficialmente reconhecida de Lara Croft. Para viver Lara, a modelo e atriz colocou implantes de silicone nos seios e a fez cursos especiais para conseguir transmitir a confiança de Lara nas entrevistas. Após Tomb Raider, Rhona Mitra participou de vários filmes e séries de TV, sendo a personagem Sonja, do filme Anjos da Noite: A Rebelião, um dos seus papeis mais conhecidos no cinema.

Nell McAndrew

Ano: 1998

Terceira modelo oficial de Lara Croft, Nell McAndrew assumiu o papel para promover o jogo Tomb Raider III. Como Lara, ela participou de uma grande variedade de eventos, incluindo performances ao vivo, ensaios fotográficos e outras parcerias promocionais, como a Lucozade. Em 1999, a modelo se envolveu em uma polêmica devido sua aparição na revista Playboy. A revista foi publicada com o logo de Tomb Raider na capa e a frase “Lara Croft nua”. A Eidos então entrou com um processo e todas as revistas tiveram que ser recolhidas e a capa alterada.

Lara Weller

Ano: 1999

Lara Weller foi contratada pela Eidos para promover o jogo Tomb Raider: The Last Relevation. Sua primeira aparição pública como Lara Croft foi durante a E3, em 1999. Além do mesmo nome, a modelo também compartilha como a personagem a sede por aventura. Na época em que foi contratada, ela já conhecia a personagem através de seu namorado, que era viciado no jogo. Para promover The Last Revelation, Lara Weller participou de várias atividades, incluindo um ensaio fotográfico onde ela foi completamente pintada de prata e um comercial live-action para o jogo.

Lucy Clarkson

Ano: 2000

Lucy Clarkson foi a modelo mais jovem a representar Tomb Raider. Na época em que foi contratada, ela tinha apenas 17 anos. Apesar da idade, ela já trabalhava como modelo e recebeu a notícia de que seria Lara no retorno de um trabalho na África do Sul. Lucy Clarkson acredita que o trabalho e o tempo na estrada a ajudaram a amadurecer e a formar a sua personalidade. Hoje em dia, Lucy continua seu trabalho como modelo, bem como apresentadora de TV e cantora. Além disso, ela também serve como porta-voz contra os corpos pouco saudáveis exigidos pela indústria da moda, usando suas experiências pessoais como plataforma de mudança.

 

Jill de Jong

Ano: 2003

Jill de Jong também começou sua carreira de modelo cedo, logo após o concluir o Ensino Médio. Embora já tivesse ouvido falar de Lara, ela somente foi conhecer a personagem a fundo quando recebeu o papel. Embora não fosse não familiarizada com Lara, ambas compartilhavam os mesmos hábitos, uma vez que Jill gostava de andar de moto, praticar esportes extremos e até possuía uma licença de arma. Uma de suas aparições famosas foi durante a gravação da trilha sonora do jogo, no Abbey Road Studios.

 

Karima Adebibe

Anos: 2006-2007

Embora a desenvolvedora de Tomb Raider tenha mudado da Core Design para a Crystal Dynamics, o papel de modelo continuou. Karima Adebibe foi escolhida para ser Lara inicialmente com Tomb Raider Legend, retornando então para o jogo Tomb Raider Anniversary, onde apareceu em um comercial para versão de Nintendo Wii do jogo. Para viver Lara, a modelo passou por um extenso treinamento físico e procurou combinar as qualidades das modelos antecessoras para o papel. Karima se diz fã de videogames e Lara Croft, tendo jogado enquanto crescia. Curiosamente, ela e Lara compartilham o mesmo dia de aniversário, 14 de fevereiro. 

Alison Carroll

Ano: 2008

Alison Carroll foi a última modelo a representar Lara Croft, no jogo Tomb Raider Underworld. Ela foi a primeira e única modelo a possuir um treinamento formal de ginástica, o que a permitiu algumas performances inéditas até então. Durante os eventos que compareceu, Alison fazia exercícios, fazia mortais, escalava pedras, entre outros. Para o papel, Alisson precisou de alguns ajustes no seu traje, incluindo coldres especiais para evitar que suas armas caíssem durante os exercícios. Atualmente, Alison Carroll está focada em sua carreira como atriz e inaugurou a Lighting School of Gymnastics, que fornece treinamento para ginastas iniciantes e experientes.

Modelos Locais

Vanessa Demouy

País: França

A modelo Vanessa Demouy foi contratada por uma revista francesa para pousar em um editorial de Tomb Raider II. Embora nunca tivesse sido oficialmente contratada pela Eidos, ela é comumente reconhecida como Lara pelos fãs pelo seu curto porém memorável papel como Lara.


Ellen Rocche

País: Brasil

A atriz e modelo brasileira, Ellen Rocche, encarnou Lara Croft em diversas companhas promocionais no Brasil ligadas ao lançamento de Tomb Raider III: The Lost Artifact e também para o lançamento dos filmes originais, estrelados por Angelina Jolie, em 2001 e 2003.


Diana Dorow

País: Alemanha

Diana foi contratada para representar Lara em eventos na Alemanha para promover os jogos The Angel of Darkness, Tomb Raider Legend e Tomb Raider Anniversary.


Anniversary Photoshoot

Em 2007, cinco modelos de Lara Croft (Nell McAndrewLara WellerLucy ClarksonJill de Jong e Karima Adebibe) se reuniram para um ensaio fotográfico especial em comemoração aos 10 anos da franquia. Curiosamente, Rhona Mitra, uma das modelos favoritas dos fãs, ficou de fora desse ensaio. Alguns dizem ser devido aos rumores que envolveram sua demissão na época.

Os bastidores desse ensaio fotográfico e entrevista com as modelos pode ser visto no documentário 10 Years of Tomb Raider: A Gametap Retrospective.

Era Pós-Reboot
Cosplayers na E3 2018

Quando o reboot de Tomb Raider foi anunciado, em 2010, a Crystal Dynamics informou que não teríamos modelo nesta nova fase. Em entrevista à GameInformer, na época, Karl Stewart disse: “Para este jogo, não sentimos que é certo tentar ter uma modelo ao vivo da Lara”, ele continuou “Tem que ser o personagem no jogo. Nós simplesmente não imaginamos uma versão viva desta personagem correndo por aí.” Uma das intenções do reboot era trazer uma nova Lara, não sexualizada, e trazer de volta as modelos também poderia comprometer esta imagem. Embora o jogo não tivesse uma modelo oficial, a atriz Camilla Luddington, responsável pela voz e captura dos movimentos de Lara no jogo, apareceu em diversos eventos públicos e entrevistas. Curiosamente, a atriz era proibida de se vestir como Lara publicamente.

Para os jogos Rise of the Tomb Raider e Shadow of the Tomb Raider, uma proposta diferente foi adotada. Diversas cosplayers foram chamadas para representar Lara Croft localmente nos eventos de games mundo a fora, sendo a americana Jenn Croft a mais conhecida. No Brasil, Jessie TR representou Lara durante o Brasil Game Show 2015.