Tudo que você precisa saber sobre o Tomb Raider I-III Remaster - Lara Croft BR Tudo que você precisa saber sobre o Tomb Raider I-III Remaster - Lara Croft BR
Notícias

Tudo que você precisa saber sobre o Tomb Raider I-III Remaster

Tudo que você precisa saber sobre o Tomb Raider I-III Remaster

A Aspyr explica como esses clássicos foram restaurados.

Quase 30 anos atrás, Lara Croft deu os primeiros passos em sua jornada pelas montanhas nevadas do Peru. Em mais ou menos 30 dias você poderá reviver as descobertas e a exploração das primeiras três aventuras de Lara com gráficos e efeitos renovados em Tomb Raider I-III Remastered.

Como chegamos aqui? Tudo começou em Austin, no Texas, em 1998.

A Aspyr e Lara têm uma longa história

A Aspyr, uma empresa de videogames em desenvolvimento, lança Tomb Raider II para computadores Macintosh. Até 2003, a Aspyr continuou a franquia Tomb Raider, lançando Tomb Raider, Tomb Raider III, Tomb Raider: The Last Revelation, Tomb Raider: Chronicles e Tomb Raider: The Angel of Darkness.

Sempre tivemos vontade de voltar a esses títulos, mas não sabíamos qual era a abordagem ideal. Durante anos, trabalhamos para encontrar um bom equilíbrio entre preservar e modernizar. E, quando chegamos ao resultado, entramos em contato com nossos amigos da Crystal Dynamics.

A visão da Crystal Dynamics

Como a Crystal Dynamics continua ampliando a franquia Tomb Raider, foi o momento perfeito para trazer de volta ao público os jogos que moldaram a série. Nosso objetivo era honrar os alicerces da franquia e, ao mesmo tempo, tornar os jogos originais acessíveis ao público moderno, mantendo sua essência.

Onde está o equilíbrio entre preservar e modernizar? A resposta é “Tomb Raider I-III Remastered Starring Lara Croft”.

Definindo a remasterização

Na pré-produção, dividimos os trabalhos em três áreas: engenharia, jogabilidade e arte. Essas categorias também ditaram a ordem das discussões no desenvolvimento.

Meta da engenharia: desempenho e preservação à perfeição

Já no começo decidimos manter o código-fonte e o engine originais. Essa magia não dá para refazer. Definimos que era essencial, com as atualizações, adicionar a opção de ativar ou desativar os gráficos e a sensação originais de Tomb Raider I, II e III.

O recurso é uma declaração de amor às boas lembranças desses jogos, mas também uma oportunidade de reconhecer as façanhas do hardware dos anos 90 que fazia Tomb Raider funcionar. Essa experiência preservada poderá continuar inspirando engenheiros do presente e do futuro a produzir jogos mais imersivos e memoráveis.

Meta de jogabilidade: surpreender e agradar fãs de longa data

Temos a opinião de que a jogabilidade de Tomb Raider I, II e III é intemporal. Ao usar o código-fonte original, tínhamos cada salto, segredo, inimigo e enigma exatamente como planejado e realizado pela equipe de desenvolvimento original.

Então passamos a discutir como surpreender e agradar aos fãs dos clássicos. E foi aí que começamos a lançar ideias de adições, em vez de correções.

Tudo que você precisa saber sobre o Tomb Raider I-III Remaster

Opções de controles clássicos e modernos

Para as configurações modernas de controle, tomamos como base a geração de Legend, Anniversary e Underworld de Tomb Raider. Essas mudanças ficam evidentes na movimentação de Lara: o controle direito tem o comando completo da câmera, e Lara se move na direção em que a câmera está posicionada.

Da mesma forma que fizemos com a apresentação gráfica, os controles originais estilo tanque ficam disponíveis em uma opção do menu.

Tudo que você precisa saber sobre o Tomb Raider I-III Remaster

Barras de vida de chefes

 Um dos pontos fortes de Tomb Raider era a interface minimalista. No entanto, isso pode ser frustrante quando você encontra chefes mais difíceis que têm muita vida. Adicionamos barras de vida para você saber quando continuar confiando na pistola ou trocar para o lança-granadas.

Tudo que você precisa saber sobre o Tomb Raider I-III Remaster

Substituição de sprites 3D de itens

Enquanto os menus em Tomb Raider usavam modelos 3D para o itens de vida e munição, os objetos eram sprites 2D planos no jogo. Essa era uma característica clássica que ajustamos para dar um pouco mais de estilo aos itens coletados.

Tudo que você precisa saber sobre o Tomb Raider I-III Remaster

Mais de 200 troféus

Esse é um momento importante para a comunidade de Tomb Raider, então fizemos questão de incluir o máximo de conteúdo possível no remake. Por isso podemos anunciar que haverá mais de 200 troféus para coletar, incluindo meu favorito, prender o mordomo no freezer. Foi mal, Winston! Dê uma olhada abaixo em alguns dos troféus que você poderá descobrir.

Tudo que você precisa saber sobre o Tomb Raider I-III Remaster

Modo Foto

Explorar as paisagens de Tomb Raider é uma coisa mágica. Queremos que você possa compartilhar esses cenários e momentos icônicos. Por isso, adicionamos um modo de fotografia robusto que permite escolher a pose de Lara, congelar o jogo, alternar entre os gráficos clássicos e modernos e registrar os ambientes. Mal podemos esperar para ver o que a comunidade vai criar com esse recurso.

E mais algumas surpresas

Uma das coisas mais legais de Tomb Raider é a descoberta, e não queremos estragar essa parte.

Meta da arte: os gráficos da sua memória

Depois de definir o plano para a engenharia e a jogabilidade, era hora de encarar a parte mais desafiadora e que teria as maiores mudanças do projeto: a arte.

Nossa diretriz para a arte foi bem direta: queríamos que os jogos tivessem a aparência que tinham na cabeça de quem jogou naquela época. Logo vimos que esse era o caminho certo, porque, nos testes iniciais, algumas pessoas nem perceberam que estavam jogando com a arte moderna.

Colaboramos com a Crystal Dynamics nas seguintes reformas de arte:

Tudo que você precisa saber sobre o Tomb Raider I-III Remaster

  • Efeitos de iluminação com baking e em tempo real: essas mudanças contribuem para a imersão e a atmosfera dos ambientes do jogo.

Tudo que você precisa saber sobre o Tomb Raider I-III Remaster

  • Alternar gráficos: em qualquer momento do jogo, inclusive no modo Foto, você pode alternar entre os gráficos originais e modernos.

Tudo que você precisa saber sobre o Tomb Raider I-III Remaster

  • Novos modelos, ambientes e inimigos: como visto em nosso anúncio inicial, adicionamos novos modelos para dar consistência a essa nova versão moderna. Estamos felizes em poder mostrar como os ambientes do PS1 ficariam com tecnologias e ferramentas modernas.

Tudo que você precisa saber sobre o Tomb Raider I-III Remaster

  • Novo modelo para Lara Croft: os looks originais são tudo de bom. E a silhueta é inconfundível. Preciso dizer mais?
  • Mais atualizações: nós adoramos as animações, as texturas e os efeitos visuais clássicos. Fizemos alguns ajustes nos elementos modernos para ficarem consistentes com os modelos reformados, gerando um visual final sofisticado.

Expressamos nossa admiração e gratidão à comunidade de Tomb Raider, que nos inspirou a desenvolver essa edição carinhosamente restaurada de Tomb Raider I-III. Nos vemos em 14 de fevereiro!

Post original no blog da PlayStation.

Sobre o autor

Gian Carlo

Apaixonado por Tomb Raider e Resident Evil.