Há exatos quatro anos, era lançado nos Estados Unidos o oitavo jogo da série Tomb Raider, Underworld. Lançado no dia 18 de novembro de 2008, o jogo prometia ser a verdadeira entrada de Lara Croft na sétima geração de videogames. Com novos gráficos, novas opções de jogo, gameplay inovador e captura de movimentos, o jogo prometia ser o melhor da série. Quando foi lançado, no entanto, tudo foi por água abaixo. Não é que Underworld seja um jogo ruim, mas poderia ser muito, muito melhor. Muitas pessoas reclamaram da câmera de jogo, do seu tamanho e é claro, das inesquecíveis DLCs exclusivas para Xbox 360.
Um tempo após o lançamento do jogo, diversas pessoas foram desligadas da Crystal Dynamics, entre elas Toby Gard, criador de Lara Croft, e Eric Lindstrom, diretor criativo do jogo. A situação na sua empresa mãe, Eidos, não ia nada bem. Em fevereiro de 2009, a empresa japonesa Square Enix comprou a Eidos por 120 milhões de dólares. Com a compra, muitos jogadores e fãs da série ficaram preocupados. Alguns chegaram a achar que Tomb Raider viraria RPG e que teríamos uma Lara Croft japonesa. Eidos passou então a se chamar Square Enix Europe e com todas as mudanças ocorridas, o futuro da série era indefinido.
No dia 04 de março de 2010, a Square Enix anuncia o jogo Lara Croft and the Guardian of Light. No princípio, o jogo trouxe mais preocupações do que expectativas. Se antes alguns achavam que a Square Enix podia mudar completamente a série, agora tinham quase certeza. Foi então esclarecido que este se tratava de um jogo à parte, uma experiência digital que, de certa forma, serviria de distração até o lançamento de um novo Tomb Raider. Enquanto uma parte do estúdio trabalhava em Guardian of Light, a outra estava totalmente focada no novo jogo. Guardian of Light foi lançado com ótimas críticas e muito bem recebido por fãs e outros jogadores. Com isso, as expectativas para Tomb Raider 9 subiram e nos restava então aguardar.
Em novembro de 2010 surge então uma misteriosa imagem na internet. Se tratava da próxima edição da revista Gameinformer. Na imagem, um navio naufragado e em destaque a frase: “A Survivor Is Born” (Uma sobrevivente nasce). Se isto se tratava ou não de um novo Tomb Raider, não sabíamos. Tudo que sabíamos era que teríamos que aguardar até o dia 06 de dezembro de 2010 para descobrir.
O dia então chegou e o novo Tomb Raider fora anunciado. Mas não se tratava apenas de um novo jogo, era o reinicio completo da saga. “Esqueça tudo que você sabe sobre Tomb Raider”, uma frase difícil de ser aceita por um fã de longa data, não? Mas sabíamos que a Crystal Dynamics deveria saber o que estava fazendo. Com o tempo, vimos tudo que foi investido para fazer com que a série volte ao topo. As expectativas só aumentaram com o lançamento do muito-bem-produzido “Turning Point” trailer. Muitos ficaram chateados com o adiamento do jogo para 2013. É triste esperar mais pelo lançamento do jogo? É. Mas pior ainda é termos um jogo incompleto lançado. O que nos resta novamente é aguardar. No dia 05 de março de 2013 Tomb Raider será lançado e veremos se todas as nossas expectativas serão cumpridas.
Relembre a cena que Lara Croft encontra sua mãe em Tomb Raider Underworld.