O site Polygon esteve na Crystal Dynamics, em San Francisco, e trouxe diversas novas informações sobre o modelo de Lara Croft no jogo Rise of the Tomb Raider e todo o sistema de captura de movimentos e de expressões faciais utilizando como base a atriz Camilla Luddington.
Como Rise of the Tomb Raider está forjando um ícone dos games.
Camilla Luddington está franzindo de sete maneiras diferentes. Ela é uma atriz experiente, então cada ruga carrega sua própria nuance e significado: desafio, confusa, vulnerabilidade, medo.
Ela está filmando num estúdio de captura facial em Los Angeles para seu papel como Lara Croft no futuro Rise of the Tomb Raider. Desde o reboot de 20013, Luddington proveu a base para o rosto e a voz de um dos personagens mais memoráveis dos vídeo games.
Alguns dias depois, há aproximadamente 560km ao norte de L.A., o Artista Técnico Sênior de Tomb Raider, Jon Robins, inclina-se no monitor de seu escritório e cuidadosamente estuda a filmagem de Luddington.
Ela nota como a luz salta para fora das cristas da testa de Luddington, como seus olhos movem de forma ligeiramente diferente a cada franzido, como as linhas ao redor de seus olhos transmitem as particularidades do seu sorriso, o ângulo de duas maçãs do rosto, a saliência do queixo.
“Fazer um ser-humano é a coisa mais desafiadora quando se cria videogames.”
Ele importa as imagens para o motor facial de Lara Croft. A rede em seu rosto representa milhares de pontos de dados.
Robins manipula os blend shapes (mesclagem de forma) a fim de ajustar as expressões de Lara Croft, cada uma projetada para um momento especifico do jogo – para um flash de perigo, um diálogo interrogativo ou um momento interno de autorreflexão.
Ele é encarregado de deixar Lara Croft o mais humana possível. Ela deve se parecer com uma pessoa real, ao mesmo tempo em que é uma heroína de ação. Ela deve transmitir poder e vulnerabilidade. Ela deve ser visualmente e emocionalmente atraente para o jogador. Ela deve se parecer com a mesma Lara Croft que conhecemos há duas décadas.
Enquanto Croft apresenta uma série de emoções na tela, Robins senta-se na cadeira do escritório e encara seu rosto. Ele franze a testa. Algo não está certo.
Leva um momento para ele articular o problema. Há uma mulher na tela, mas ela não é Lara Croft. Ele está olhando para uma atriz. Está olhando para Camilla Luddignton.
Lara Croft se foi.
Refazendo Lara Croft – Vídeo (legendado)
Para ver o artigo completo, em inglês, acesse: