Acredito que nada hoje nessa vida tenha o poder de me fazer ficar parado diante de um menu ouvindo uma bela melodia antes de começar a jogar… exceto Tomb Raider.
Essa foi a minha primeira reação assim que pude colocar minhas mãos nesse jogo. E inegavelmente uma lágrima começou a escorrer aqui e ali. A minha criança interna tinha voltado. Eu podia sentir toda a minha infância vindo a tona… todas as lembranças que ficaram eternamente marcadas em nossas vidas. Aquelas tardes chuvosas em que você se isolava de todo mundo e só queria saber de entrar no mundo da Lara Croft… pois é, ela está de volta.
"Eu me senti em casa... e ao mesmo tempo estava tendo um sentimento de descoberta."
Logo de cara já percebi o glow up que esses jogos receberam. Cada detalhe, cada textura, cada modificação no cenário para dar mais vida a esses ambientes… eu me senti em casa… e ao mesmo tempo estava tendo um sentimento de descoberta.
Os três primeiros jogos da franquia passaram por uma remasterização, onde o jogo é exatamente o mesmo (salvo surpresas e exceções, rs). Então se você espera um remake next-gen desses jogos, esse remaster não é para você. Ele é um port da trilogia clássica com os cenários em HD e com adições aqui e ali para torná-lo mais atual. E claro, para tornar esses jogos mais acessíveis e disponíveis em todas plataformas, coisa que não era possível sem a instalação de diversos patches feitos por fãs no PC. É exatamente isso que os fãs de longa datam pediam.
Bom, vamos lá. O remaster inclui os 3 primeiros jogos da saga e suas respectivas expansões. Os três jogos você consegue mudar rapidamente no menu principal e as expansões você as seleciona no Novo Jogo. E a qualquer momento você consegue alterar para o gráfico original com o toque de um único botão, sem travamentos, nem nada. Isso vale para qualquer momento mesmo, seja gameplay, cutscene, FMV ou menu principal. Tudo foi refeito e dá para perceber de longe o investimento nessa função de troca simultânea.
Os controles modernos são fluídos e uma ótima maneira de atrair jogadores mais atuais, trazendo movimentos similares aos que foram introduzidos em Tomb Raider Legend. Assim como os controles tradicionais, você pode modificá-los de acordo com sua preferência. Com os controles modernos você também pode mover a câmera livremente usando o analógico direito ou o mouse, no caso de PC. Ainda que sejam uma ótima adição, os jogos e cenários foram construídos para os controles clássicos, então há situações em que você pode se encontrar encurralado em um canto com a impossibilidade de girar a câmera em locais mais estreitos. Os controles modernos também não trazem alguns movimentos clássicos, como o pulo para trás, que por vezes é necessário para alcançar determinado local ou alcançar aquele segredo. Nesses casos, voltar à jogabilidade clássica é a melhor solução. Então por estar muito acostumado aos controles originais, me mantive fiel a eles. Talvez ouvindo o feedback do pessoal eles lancem uma atualização quanto a isso.
"Lara agora pode girar no meio de um pulo no ar no Tomb Raider I e debaixo d'água, assim como nos jogos posteriores"
Mudanças essenciais que aconteceram: a Lara agora pode girar no meio de um pulo no ar no Tomb Raider I e debaixo d’água, assim como nos jogos posteriores. Ela também não precisa mais estar exatamente em cima do item para coletá-lo, basta estar perto o suficiente, como no The Last Revelation em diante. No Tomb Raider III ela pode se jogar quando estiver agachada num espaço pequeno, não tendo mais a necessidade de se virar toda para poder sair, assim como no Chronicles. E quando for necessário pegar um item enquanto estiver agachada, ela pega mais rápido, tendo uma animação nova para isso.
As capas e telas de carregamento foram refeitas com o novo modelo da Lara e todas as cutscenes (cenas) do jogo renderizadas pelo moto gráfico receberam um up com movimentos labiais nos personagens! E não é só a Lara que está linda agora, mas todos personagens estão e a Sophia finalmente não é mais uma gêmea loira da Lara! Hahaha. O único ponto negativo é que as antigas FMVs receberam apenas uma pequena melhoria na resolução delas, coisa que os fãs já chegaram a fazer melhor até. Fora isso, todas as cenas estão legendadas em português. Embora algumas traduções estejam um pouco estranhas, todas estão aceitáveis e dentro do contexto do diálogo original.
Uma coisa que eu adorei foi que todos os cheats e o bug dos cantos (aquele para subir em cima da mansão da Lara) continuam lá!
Os cristais (de salvamento no PS1 ou de vida no PC) no Tomb Raider III agora viraram apenas coletáveis, sem servir para nada (até o presente momento), exceto para completar um troféu do jogo. Entretanto, eles voltam a ter seu uso original caso o jogador opte por iniciar uma nova jogatina no New Game Plus. No Tomb Raider I é a mesma coisa, no New Game+ os cristais fixos da versão de PS1 voltam e você só pode salvar neles.
Encontrei alguns bugs visuais durante a minha jornada e talvez alguma outra coisa que eu não lembre agora que eu tenho certeza que a Aspyr logo irá lançar uma atualização para resolver, mas nada que comprometa a experiência.
Qualquer oportunidade que a Aspyr olhou e se perguntou o que mais eles poderiam consertar… eles fizeram. A começar pelo Unfinished Business, que agora corretamente começa pelas fases em Atlantis e não mais pelas do Egito! Outra coisa, no Tomb Raider III existia uma cena que foi deletada do jogo original, por não ter sido finalizada a tempo, porém eles incluíram ela também no remaster! É uma cena simples, que se passa logo no início de High Security Compound, com a Lara na cela, similar ao Tomb Raider II em Offshore Rig.
Uma das melhores adições do remaster, sem sombra de dúvidas, é o modo foto. Inclusive você pode usar ele para navegar o mapa inteiro e encontrar itens escondido! Desde que não tenha algo bloqueando o caminho.
Tirei diversas imagens e até o momento da publicação deste artigo, este quem vos fala não conseguiu terminar o terceiro jogo e sua expansão ainda, pois apesar de termos recebido a cópia do jogo em torno de 12 dias antes do lançamento oficial, os clássicos são conhecidos por terem fases bem longas e difíceis, então gosto de aproveitar estes momentos com calma.
De qualquer forma, sei que quando terminar, minha opinião sobre esse remaster não terá mudado. Alguém dentro daquela empresa, ou talvez diversas pessoas, se importam de verdade com esses jogos que definiram uma geração de gamers e deram todo o amor e carinho que puderam dentro do orçamento apertado que lhes foi definido. É o melhor presente que os fãs de longa data poderiam receber.
Isto é, até a inevitável chegada do TR4-6 Remastered, que esperamos muito que aconteça pois eles também merecem a mesma atenção que a trilogia clássica recebeu.