No último dia 29 foi lançada a última HQ antes do lançamento do jogo Rise of the Tomb Raider. A HQ de número 18 foi uma das mais importantes até agora. Ela não somente termina a história que antecede o próximo jogo, mas também nos traz algumas informações sobre o passado de Lara e seu pai. Desde a 13ª edição, os quadrinhos de Tomb Raider passaram a ser escritos, exclusivamente, por Rhianna Pratchett. Para quem não sabe, Rhianna foi responsável pela história e personagens do reboot de Tomb Raider em 2013, bem como do jogo Rise of the Tomb Raider. Dessa forma, era de se esperar que tivéssemos uma relação mais concreta entre ambas as histórias.
Lara, através das descobertas que fez sobre seu pai, Richard Croft, tem em si um desejo enorme de descobrir “os mistérios do mundo”. Com as informações já divulgadas sobre o novo jogo e em nosso artigo exclusivo sobre o gameplay da Síria, sabemos que isto “guia” Lara em Rise of the Tomb Raider. Dessa forma, Rhianna Pratchett utilizou os últimos volumes dos quadrinhos para nos dar uma bela introdução sobre o que está por vir. Se você não teve a oportunidade de ler as aventuras de Lara Croft nos quadrinhos e quer saber um pouco mais sobre a vida de Lara Croft, este artigo é para você!
Aviso: Este artigo contém spoilers. Se você não leu e pretende ler os quadrinhos de Tomb Raider, este artigo não é recomendado.
“Vida normal… eu costumava saber o que é isso. Até imaginei que conseguiria dar um jeito de voltar, apesar de tudo que aconteceu. Eu estava errada. MUITO errada. Eu costumava gostar da paz e silêncio. Agora eu prefiro o barulho. O murmúrio constante da cidade. Ele ajuda a abafar as memórias.”
Introduzindo Richard Croft
Após aventurar-se pela selva mexicana, Lara Croft voltou para casa. Depois de tudo que passou, tudo que viveu, é difícil voltar à vida “normal”. Algo que lhe foi dito não sai de sua cabeça. Durante sua expedição no México, Lara encontrou uma antiga amante de seu pai chamada Leticia Cortez, também conhecida como ‘A rainha das serpentes’. Leticia foi salva por Richard Croft quando protestava contra a drenagem de um pântano.
“Nos conhecemos quando ele era mais um sonhador e eu ainda tinha algum otimismo restante. Eu estava protestando a proposta de drenagem de algum pântano da selva. Três dias acampada na frente das máquinas. Eu diria que eles estavam prestes a atirar contra nós, então ele (Richard) apareceu e fez todos irem embora. Era difícil não ficar impressionada. Ele disse que estava procurando por ruinas no pântano e precisava de um guia local e então eu me ofereci para guia-lo. Primeiro eu achei que ele fosse algum turista rico que leu muito Jules Verne e veio procurar sua grande aventura. Mas acontece que ele era bem capacitado, para um britânico. E quando ele viu as ruinas… a expressão em seu rosto era algo que nunca vi antes. Para muitos aquilo seria apenas um monte de pedras do passado que não tinham mais importância. Mas para ele elas eram maravilhosas. Eu me apaixonei por ele. Era difícil não se apaixonar.
Ele contou histórias incríveis, mas elas não eram apenas fábulas para ele. Ele realmente acreditava haver algo mais lá fora. Que ainda haviam grandes segredos para serem descobertos e ele seria um a fazer isso. Ele falou sobre sua filha. Você era apenas uma criança naquela época. Ele disse que esperava poder lhe mostrar os mistérios do mundo. Eu posso falar que pelo modo que ele falava que sentia muito orgulho de você. Foi a segunda vez que vi seu rosto maravilhado. Mas então ele se foi e eu sabia que jamais o veria novamente. “
A revelação de Leticia ajudou Lara a descobrir mais sobre o passado de seu pai e que lhe despertou um novo desejo por aventura. Ela quer seguir seus passos e ir em busca dos mistérios do mundo, mas há uma outra preocupação… Sam. Apesar de sua amiga já ter deixado bem claro que não quer sua proteção que Lara a faz se sentir incapaz, ainda assim Lara sabe que Sam não anda mentalmente bem… Quando Sam sai para uma caminhada, Lara chama Jonah e Kaz (irmã do Alex) em seu apartamento para conversar. Ela está refletindo sobre o que Leticia disse… Eles começam a folhear documentos antigos e Lara diz que andou ouvindo algumas gravações de Richard que estavam guardadas em caixas antigas.
“As fitas de pesquisa do meu pai. Eu ando ouvindo algumas delas. É tão estranho ouvir a sua voz novamente após todos esses anos. Eu preciso fazer algo Jonah. Eu não tenho emprego. Sam preferia que eu não estivesse aqui. Então eu posso não estar.”
Uma oportunidade
Este é o Departamento de Polícia de Wesminster. Eu temo que sua amiga, Samantha, tenha sido presa por agressão.
Lara recebe uma ligação informando que Sam foi presa. No dia seguinte, ela é encaminhada ao presídio Holloway e Lara vai visita-la. Ela descobre que Sam teve que ser enviada ao presídio por representar um perigo para si mesma e aos demais. Além disso, Lara não consegue bancar a fiança para liberta-la. Lara visita Sam e informa que arrumará um jeito de pagar a fiança e conseguir uma ajuda “apropriada”. Sam parece sofrer de algum transtorno bipolar, hora está bem, hora não está. Seu braço está repleto de cortes e Lara se pergunta se ela fez isso a si mesma… Tudo estava bem, mas Sam logo percebe que Lara tem a intenção de sair e se enfurece. Sam volta para a cela e Lara vai embora…
Pronta para a ascensão
De volta ao apartamento, Lara começa a se preparar para aventura, mesmo que com um peso na consciência.
“O que você está fazendo, Lara? Você está usando Sam como uma desculpa para sair.”
Ela pretende começar a escrever. Ela estava sem emprego e escrever sobre suas aventuras e ter seus artigos publicados é um bom começo. É incrível o fato de Rhianna ter trazido de volta este elemento dos clássicos onde Lara escrevia para financiar suas expedições. Apesar de serem biografias diferentes, é importante buscar alguns elementos que moldaram a personagem no passado.
“Se a caneta é mais poderosa do que uma espada… Então, talvez, o teclado seja mais poderoso do que a pistola. Meu pai nunca conseguiu revelar os segredos do mundo para mim. Mas talvez eu tenha esbarrado neles sozinha. Eu sei que vi algo, não vou mentir, não vou enterrar isso. O Jornal pode até me publicar. Não será em vão. Você não será esquecida. Eu prometo. Uma última coisa… Hora de abraçar a luz e afastar a escuridão.”
Para saber mais sobre os quadrinhos de Tomb Raider, acesse: