Nosso correspondente internacional, Lucas Donegal, esteve no painel de Tomb Raider no BAFTA Games, em Londres, e participou de uma sessão de perguntas e respostas sobre o jogo.
Entre os presentes no evento, estavam a escritora líder de Tomb Raider, Rhianna Pratchett, o diretor criativo do jogo, Noah Hudges e o líder de estúdio da Crystal Dynamics, Darrell Gallagher.
Confira alguns dos pontos importantes que ele nos informou sobre o evento.
Tudo começou literalmente do começo. Eles nos mostraram toda a ideia inicial do reboot. A inspiração em 007 e Batman, que são duas franquias que fizeram mais sucesso ainda quando reiniciadas ao lançar Casino Royale e Batman Begins.
Quando o filme Jogos Vorazes saiu, a equipe da Square Enix e Crystal Dynamics entrou em desespero. A heroína do filme, Katniss Everdeen, se vestia exatamente como Lara e ainda utilizava um arco e flecha. Ao contrário do que pensam, a nova Lara Croft já estava pronta muito tempo antes do filme sair.
Nós tivemos a oportunidade de ver os primeiros esboços do jogo, sem qualquer polimento. Tínhamos a Lara de Underworld andando pela ilha do novo jogo. Vimos as primeiras ideias, até mesmo a primeira voz de Lara. Tudo foi tão lindo, que era difícil acreditar que estava presenciando aquilo. Nas primeiras demonstrações, Lara tinha um cabelo diferente. Noah chegou a citar que não tinham certeza que manteriam o rabo de cavalo.
Houve um momento meio tenso. Uma fã inconformada pegou o microfone e começou a criticar o jogo. Dizendo que era fã da franquia e que sente muito pelo que fizeram com ela. Falou ainda que este novo Tomb Raider é para idiotas. Até perguntou se Lara ia mudar de nome nos próximos jogos. A plateia ficou em choque. Disse ainda que não viu desafios neste novo jogo. Em resposta, Noah Hudges disse que há sim desafios neste jogo. Haverá partes em que você ficará presa e não vai ter ninguém ou qualquer dica para te ajudar. Sendo assim, era recomendado que ela jogasse o jogo e testasse por ela mesma. Não satisfeita, perguntou como seria o jogo de agora em diante. Então ele respondeu que os outros jogos virão com uma Lara mais experiente e que mitologias continuarão existir, mas monstros como Kraken e T-Rex não estão mais nos planos deles.
Tive a oportunidade de jogar mais uma vez a demonstração do jogo. Mas esta era diferente. Começando pelo próprio jogo, que estava muito mais polido, inclusive o cabelo de Lara. Não tenho certeza se era uma versão completa do jogo, mas sem dúvidas era uma demonstração bem grande. Cada pessoa que eu olhava estava jogando uma parte diferente do jogo, eu ficava louco. Cheguei até a hora que Lara pega os curativos para Roth e confesso que cansei. Não por causa do jogo, mas porque jogar em pé e com diversas pessoas aguardando para jogar atrás de você é meio estranho. De qualquer forma, joguei muito. Havia muita coisa para explorar e diversas coisas que não podiam ser feitas por não ter determinada habilidade. O legal era que a Rhianna estava li no meio, ajudando as pessoas a jogar. A propósito, a demo foi jogada no controle exclusivo para Xbox 360. Ele é incrível, tem até textura.
Noah Hudges também jogou uma parte da demonstração para a plateia. Nem acreditava que eu estava ali, no BAFTA, vendo Tomb Raider numa tela de cinema em alta definição. Nós vimos a cena que Lara fala a polêmica frase “I Hate Tombs” (Eu odeio tumbas). Ela abre a tumba da “Imperatriz do Sol” (ou algo similar a isso) e então chegam diversos scavengers. A essa altura do jogo ela já tinha a espingarda. Vieram uns 5 inimigos de uma só vez. Era sangue pra todo o lado. Então a tela começou a tremer, e Lara fala “What the hell is this?” (Que diabos é isso?) e aparece um monstro gigante. Então ele (Noah) fecha o jogo.
No fim do evento, todos os presentes se juntaram a plateia e ficaram ali, batendo papo, tomando cerveja, vinho e comendo canapés.
Confiram algumas fotos na galeria.