Primeiras impressões de uma fã ao jogar Tomb Raider - Lara Croft BR
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Primeiras impressões de uma fã ao jogar Tomb Raider

Primeiras impressões de uma fã ao jogar Tomb Raider

A usuária Melonie Tomb Raider do TR Forums deixa suas impressões sobre a demonstração pública de Tomb Raider na Comic-Con 2012.

Olá pessoal, queria deixar aqui as minhas impressões e deixar o tópico aberto para outras pessoas que estiveram na SDCC (San Diego Comic Con) e queiram postar as suas análises também. Esse ano eu estava trabalhando na Comic Con (no estande de Assassin’s Creed 3), mas infelizmente eu fui encarregada de trabalhos que não me deram a oportunidade de conhecer Meagan Marie, no entanto, nos últimos dias da Comic Con eu estive livre por um tempo suficiente para poder jogar a demonstração de Tomb Raider.

Começarei dizendo que estou completamente e absolutamente encantada. Eu literalmente quase chorei quando terminei de jogar porque eu estava super feliz sobre o quão incrível a demo foi. Esse é absolutamente o melhor rumo que Tomb Raider poderia ter tomado e a minha experiência da demonstração não poderia ser menos do que fenomenal.

Em todo o momento eu tinha sido cativado pelas screenshots e trailers, mas eu devo dizer que, nenhum destes videos são remotamente tão impactantes como é jogar o jogo.

Os videos simplesmente não chegam nem perto de capturar a imersão do que é na verdade jogar. Quando Lara cambaleava, caía e se machucava, eu encolhia, porque parecia TÃO REAL.

Geralmente quando um personagem de videogame se machuca, o ferimento basicamente desaparece como se nada tivesse acontecido, mas quando Lara cai no chão de dores, isso quase nos machuca só de ver e sentir. Melhor do que isso, a demonstração foi bem autêntica. Quando eu estive na floresta para caçar um veado, pareceu como se aquele lugar fosse realmente uma floresta.

Lembram do bom e velho isolamento, e a sensação de se sentir “sozinho” dos jogos clássicos de Tomb Raider? Está de volta! Porém mais do que nunca! Não parece uma “aventura de vídeo game”, mas sim, há a sensação de uma verdadeira aventura. Eu não posso descrever isso bem, e você terá que esperar até jogar para ter essa sensação, mas é definitivamente a demonstração/jogo mais imersivo que já joguei. Na real, eu me senti como se estivesse lá. Não posso nem imaginar o ataque do coração que terei a primeira vez que eu por o pê em uma tumba. Mal posso esperar!

Os gráficos também pareceram fantásticos — Lara estava incrível (e para esclarecer, seus olhos SÃO castanhos, nenhuma dúvida acerca disto) e os cenários são de tirar o fólego. Este é de longe o melhor modelo de Lara, sem discussão. É um dos melhores modelos de personagem 3d que eu já vi em qualquer jogo, mesmo. Eu não poderia imaginar uma Lara mais perfeita. O cabelo dela pareceu bom também. Eu entendo que isso é uma reclamação comum, mas depois de jogar eu achei o cabelo dela bom. Digo que ele poderia dar uma de mais bagunçado, mas de jeito ou outro, estava ótimo.
Honestamente eu não tenho nada de ruim a dizer sobre a demonstração. Esse jogo Tomb Raider dá a sensação de ter pegado o melhor dos clássicos, e da trilogia Legend/Anniversary/Underworld, e ainda adicionou um monte de coisas novas para fazer dessa, uma experiência totalmente nova e única. Depois de zerar a demo, estou convencida de que este será o melhor Tomb Raider até agora. Não tenho dúvidas, estou ansiosa e mal posso esperar para tê-lo em minhas mãos. Definitivamente meu jogo mais esperado. Espero que a demonstração seja lançada ao público logo, porque eu quero jogar e jogar de novo e novamente!

Abaixo você pode ler algumas perguntas que outros fãs fizeram a ela no tópico do fórum, confira a tradução!

Perguntas e Respostas [DESTAQUE]

(larafan25) Você fez Lara pular? Se sim, como ela se movimenta no ar? Quanto de controle você tem quando está pulando e movimentando ela? Você sentiu algum magnetismo entre os pulos?

Fiz sim. Lara pula bem alto, o que é bom na minha opinião. Não é algo não-realístico, porém é mais alto do que as pessoas comuns conseguem, o que mostra o quão atlética ela é. O “pulo no ar” (pular parado, como nos antigos TRs) era realístico. Você não pode se mover muito longe ao pular parada, mas ainda pode, em seguida, controlar a direção do salto de forma até razoável.

Pareceu ótimo e muito fluído para mim. Os controles estão fantásticos. Literalmente, peguei o controle, passei menos do que dez segundos experimentando os botões, e depois tudo parecia uma segunda natureza. Eu fiquei realmente contente com as configurações do controle e o quão fluído Lara reage.

(Tomb_of_Darkns) Você lembra quais eram os controles? (e o que você tinha que apertar para executar certas ações.)
Por acaso você saiu pulando como uma pessoa louca enquanto estava jogando o jogo?

Sim, configuração do Xbox: A para pular, X era o botão de ação, B agachar-se/movimento aleatório (não era engatinhar, era mais um rastejar aleatório/esquivar (dodge) de alguma forma), LT era mirar, e RT atirar, disparar. Y serve para apunhalar, esfaquear ou atacar o inimigo de alguma forma.

E sim, eu surtei depois de terminar o jogo. Eu acho que assustei algumas das pessoas que trabalhavam no estande por causa de quão eufórica eu estava. Depois, segurei minhas lágrimas de alegria e gritei, “MELHOR JOGO DO MUNDO!!” Essa demonstração meio que deixa essa sensação em você.

(LaraDuh) A propósito, como foi controlar o arco e flecha? Domina disse que a pessoa que jogou na E3 teve problemas com isso.

O arco funcionou bem para mim. A sensibilidade era um pouco alta, e isso aumentou a dificuldade em mirar, mas estou acostumada a jogar jogos de tiro, e de qualquer forma não era tão difícil a se acostumar com a mira. Eu acho que talvez seria melhor se eles diminuissem apenas um pouco a sensibilidade da mira, mas mesmo se eles não diminuirem, não tenho queixas sobre isso.

(Tomb_of_Darkns) Outra pergunta: Lara podia andar agachada? E você foi capaz de rolar? Porque em um vídeo ela rola por apenas um segundo.

Não há como andar agachado por padrão. O botão B é bem ocasional. Se você o fizer quando não houver necessidade, Lara executa uma animação de uma cambalhota rápida, mas no momento certo tenho certeza que isso seria traduzido em um “esquivar” ou andar agachado. Entretanto, ainda não os testei.

(Linoshi Croft) Não te incomoda o quanto a demonstração foi linear? Eles estão prometendo grandes espaços abertos/centros, mas ainda haveremos de ver algo com essa descrição. E mais, o quão grande é o centro de caça? …e você conseguiu alguma explicação para os itens colecionáveis e coisas nos menus? Por exemplo: Tumbas exploradas 0/1, etc.

A demonstração não foi muito linear, na minha opinião. O parte do começo sim, mas depois de chegar à floresta para caçar, eu olhei no mapa e senti que não estava em um “caminho” propriamente dito. Resumindo, há grandes espaços abertos, mas alguns são como “pontes”, um pouco lineares, para chegar lá eu suponho. Pelo menos é essa a impressão que eu tive com a demo, mas não vi isso como algo ruim. Achei bem menos linear que Uncharted, por exemplo.

Eu não cheguei a fuçar muito nos colecionáveis ou algo parecido. No entanto, eu consegui alguns pontos de experiência (Xp), e utilizei-os para comprar uma habilidade (Escolhi por recuperar flechas a partir dos cadáveres atingidos). Estou realmente animada com os pontos de experiência, eles são executados muito bem!

(LENGuin) Você matou Lara? Explorou muito os ambientes?

Não matei Lara, mas agora que me lembrou, eu gostaria de ver como seria.  Eu explorei um pouco enquanto estava caçando, mas não tanto quanto gostaria por causa do pouco tempo que eu tinha livre. Mas ainda sim consegui virar a demonstração sem me sentir apressada, então eu estava feliz com isso.

(Lara-Thomas) Uma pergunta: as dicas de botões, as bordas brancas em que Lara se agarra, e as marcas vermelhas no chão, te irritaram? Estas são as únicas coisas que eu acharia incômodas (mas não muito) lol.

As dicas de botões não me incomodaram porque elas apareceram apenas algumas vezes. De qualquer forma, esse recurso poderá ser desativado no jogo final. E também, eu não percebi qualquer borda branca também. Eu acho que somente vi aquelas bordas “brilhando” naquele avião enferrujado e quebrado, mas não era muito. E da vez na floresta, procurei a minha volta coisas para pular, e as bordas não estavam tão aparentes assim. Sem nenhuma reclamação aqui. Na verdade eu tive que remexer um pouco na floresta para descobrir como subir na árvore, o que é bom.

(Kelly Craftman) Na floresta Lara pode subir na maioria dos objetos? Eu vi um pouco do gameplay sendo feito isso.

(Killercowz) Ao explorar a floresta, Lara foi capaz de andar em algo ou ultrapassar as árvores e fendas? Em outras palavras, você encontrou alguma parede invisível, que impedisse?

Você quer dizer rochas, e essas coisas? Eu estava andando e pulando em tudo que pude encontrar. Nunca bati com uma parede invisível ou sequer fui impedida por algo. Senti como se estivesse realmente em uma floresta. Muito excitante!

(Kelly Craftman) Então como impedir você de sair da área? Paredes de tijolo? Pedras? Árvores?

O que o botão “Back” faz? (Back, no Xbox 360, “Select” no Playstation)

Pareceu uma floresta real para mim. Senti a vontade de explorar ainda mais, mas as únicas limitações que vi foram algo como grandes penhascos. O lugar era bem aberto, apesar de tudo, não muito linear, então eu definitivamente tinha espaço a explorar. Se era uma demonstração pública, queria olhar através de cada polegada quadrada dela.
Nenhum dos botões direcionais faziam alguma coisa, mas acredito que eles provavelmente sirvam para o inventário no jogo verdadeiro. LB e RB também não fazem nada, mas novamente, tenho certeza que eles servirão a algum propósito na versão final do jogo.

(Valentino) Você poderia por favor descrever o menu? Ou era um *aperte start* e a demo iniciava automaticamente, ou um *aperte start* que levava a um menu??    

O início da demonstração era muito excitante na verdade. Definitivamente deixou uma primeira impressão maravilhosa e contribuiu para a imersão. Foi mostrada uma cutscene no início, e então estava escrito “Tomb Raider” em grandes palavras no lado da tela onde Lara estava em pé. Logo pude jogar. Não era preciso apertar start, e a transição da cutscene para o gameplay foi inacreditável. Não parecia haver nenhuma transição e isso deixou a experiência muito mais imersiva.

loading-screen-tr-sdcc-demo-big1280[Ver o vídeo]

(Love2Raid) Eu estive pensando… você deve não saber, mas de qualquer forma, é mesmo preciso matar o veado para prosseguir no jogo? Parece-me que pelo menos a ‘primeira caçada’ é um elemento obrigatório do enredo (não sei sobre as caças em geral). Não que eu esteja com dó do veado, lol, só estava me perguntando. Eu gosto quando um jogo dá a liberdade para tais coisas, para não fazer isso parecer forçado.

Existe algum botão para “recarregar” o arco (não sei se isso é o que podemos chamar de arco e flecha? XD) ou ela automaticamente pega uma flecha quando é apertado o botão LT? ou depois de atirar?

Você tentou voltar à caverna no comecinho? estava bloqueada (provavelmente)?

Você errou algum salto? Se sim, o que aconteceu? Se não, você acha que isso é por causa da sua experiência com jogos de Tomb Raider, ou as plataformas não é um dos aspectos mais desafiadores do jogo?

E finalmente, você acha que o jogo em pleno estado poderia ser exportado, apenas na forma como ele está agora? Em outras palavras, haviam falhas? problemas com a taxa de quadros? controles que não respondiam? etc…

Obrigado!  

Ótimas perguntas!

A primeira caça era mesmo determinante para o enredo; no entanto, eu arriscaria dizer que isso foi obrigatório como um meio de “ensinar” você como caçar comida. Sei que você precisará buscar alimento para sobreviver no jogo, e você provavelmente poderá caçar — quando ver que é necessário — mais vezes do que outras. Mas para esta demonstração você precisa fazer isso para progredir.

Não há um botão para recarregar o arco. Depois de atirar uma flecha Lara pega outra na aljava em suas costas (a qual Lara não tem, na demonstração, mas haverá no jogo). Deixa as coisas fluídas.

Eu não tentei voltar à caverna no início da demonstração, mas poderia ter sido uma boa ideia.

Em relação aos saltos, eu não perdi nenhum. Houve algumas vezes que tive que apertar o botão X para salvar Lara de cair, mas não perdi. No entanto há um salto em que Lara não consegue se segurar e ela cai, antes de chegar ao acampamento, mas eu tenho certeza absoluta de que aquilo foi intencional e é impossível de evitar desde que é necessário aquela parte para o progresso da fase, de qualquer forma. Os saltos não exigem muita habilidade. Eu não acho que o foco do jogo é ter saltos complicados, mas eles definitivamente oferecem alguns desafios menores de plataforma, o que é legal, mas não é o foco principal.

Dado ao estado da demonstração, a única coisa que não pareceu polida, foi a falta de uma aljava nas costas de Lara, que eu estava me perguntando onde ela conseguia as flechas. Isso tambem já foi mencionado como estar sendo fixado no game atual. Tendo dito isso, tudo mais estava perfeito, polido e fluído. Eu não vi uma única falha ou problema ao todo. Esse jogo definitivamente será o jogo de Tomb Raider menos problemático se a demonstração for um fator indicante.

 Veja também outro vídeo abaixo:

Sobre o autor

Henrique Menezes

Webdesigner do LCBR, Administrador e Tradutor. Tem 23 anos. Mora em Goiânia, Goiás. Graduado em Comunicação Social: Audiovisual. Desenvolveu sua monografia sobre o reboot de Tomb Raider, intitulada "A experiência narrativa no game Tomb Raider (2013)". Seus jogos favoritos são Tomb Raider, Assassin's Creed e Deus Ex: Human Revolution.