Ela proveu a Lara a voz e captura de movimentos no reboot de 2013 e dando um novo nível de credibilidade para uma personagem que lutou contra dinossauros e skatistas em cavernas subterrâneas. Como parte de nossa cobertura de Rise of the Tomb Raider, tivemos a chance de conversar com Luddington sobre como a vida dela e de Lara mudou após a experiência em Yamatai.
Desta vez, Lara é uma aventureira mais preparada e mais confiante. Você está interpretando uma Lara muito diferente do primeiro jogo?
Acho que sim. Uma das coisas que acho realmente interessante é sobre ela estar ferida pelas experiências no primeiro jogo. Ela sente como se tivesse entrado um mundo secreto e a vida normal agora já é impossível. Agora ela é consumida por um desejo de perseguir artefatos e desvendar mistérios ainda maiores do que o primeiro jogo. Há esta motivação por trás dela para fazer com que o mundo saiba que ela não está mentindo. Ela não inventou tais coisas e não tem que pensar que possa ter imaginando. Esta motivação e o local que ela está indo é um pouco diferente e acho que isso faz dela mais do que apenas uma sobrevivente que era no primeiro jogo. Ela percebe que ser uma “Tomb Raider” é quem ela está destinada a ser.
Você era familiarizada com Lara Croft e Tomb Raider antes do reboot de 2013? Você é uma fã?
Ela é uma personagem icônica, então posso presumir que todos estão familiarizados com ela. Além disso, para mim, quando o jogo saiu, eu tinha provavelmente 12 ou 13 anos de idade e meu irmão mais velho tinha o jogo na verdade. Eu lembro que ele raramente me deixava jogar, mas eu jogava escondida às vezes. Eu era familiarizada com o jogo realmente por ele, ele era um gamer. Eu cresci rodeada de jogos e admito que sou muito ruim nos meus próprios jogos, o que é realmente deprimente. Eu vou de forma lenta ainda hoje. Eu vi o jogo por completo. Mas sim, eu meio que cresci ao redor dela, então acho que ela é icônica. Eu presumo que todos saibam quem ela é.
Se você voltar no tempo e dizer para sua versão com 12 anos que você um dia será Lara Croft, o que você acha que ela diria?
Acho que diria: eu preciso jogar mais este jogo por que eu nunca tive permissão para joga-lo (risos). Eu acho que usaria isso como desculpa para pagar o controle do meu irmão e dizer “Na verdade, eu serei Lara Croft, então você precisa me deixar jogar este jogo.”.
O quanto seu papel mudou entre Tomb Raider (2013) e Rise of the Tomb Raider?
É muito similar. Foi captura facial da última vez, exceto que não haviam pontos no meu rosto. Acho que pode ter sido em um ponto – talvez para o trailer. Obviamente eles usaram a captura facial, mas provavelmente fizeram de uma forma diferentes. Dessa vez estamos usando algo chamado Mova, que é realmente empolgante, porque ele capta muito amis do que estamos fazendo em cena e faz com tudo seja muito mais realista.
Acho que já falei sobre isso uma vez, mas só pra por se uma forma que as pessoas possam entender, a captura facial geralmente possui 90 pontos de referência no rosto e o Mova é uma tinta fluorescente que é jorrada no seu rosto e pode ser vista por luz fluorescente. Ela captura 7000 pontos de referência. Para mim, como já disse, é constantemente empolgante ver isso, porque quando posso ver um pouco do que capturaram, realmente é incrível. Me surpreendeu; você realmente pode sentir a massa. Mais do que nunca sua performance está no jogo. Nem tudo é capturado do movimento, mas o Mova é algo que deixa um pouco mais emocionante.
Lara é uma personagem muito física. Você tem que treinar para ser Lara Croft?
Tecnicamente eu não tenho que treinar, mas tenho alguém no estúdio que me mostra, assim como no primeiro jogo, o modo de segurar certas armas para que eu não as segure de forma errada. Eu percebi rapidamente pelo último jogo que seria muito mais físico do que pensei e então, por mim mesma, fiz algumas coisas como treinamento em circuito e até mesmo pedalada ou corrida. Essas são coisas que me ajudam a manter a resistência para uma sessão de oito horas de captura de movimentos. Quando as coisas ficam muito técnicas ou agressivas, eles utilizam dubles pois precisa ser coreografado de uma forma que eles acreditam que ficará melhor realizado. É exaustivo, mas é divertido e quero fazer isso o máximo que eu puder.
Tenho certeza que você prestou atenção no feedback dado sobre o primeiro jogo e quero saber se você tem alguma reação favorita sobre o Tomb Raider (2013).
Na verdade eu fui para a Comic Con em Londres, assim como San Diego e uma exposição em San Franscisco. Uma das minhas coisas favoritas é que as pessoas se vestem como Lara e pegam cada detalhe, cada um dos cortes no rosto, então essa é provavelmente minha coisa favorita. Mas em Londres eu me lembro de uma garota se aproximando de mim – e isso aconteceu algumas vezes com garotas jovens de 17 ou 18 – e elas me disseram que viam a si mesmas como Lara neste novo jogo e há algo sobre sua força e resistência que as inspirou e me contaram histórias do que tiveram que superar na vida e meio que te olham como uma heroína porque, infelizmente, ainda é raro ver papéis femininos tão fortes e no centro do enredo. Obrigado Deus por algo parecido com Jogos Vorazes, porque sinto que isto tem reforçado a liderança feminina. Isso realmente me atinge como algo meio tocante e algo que penso quando estou fazendo o jogo também.
Você está familiarizada com cosplayers Tom Braider – homens que fazem cosplay e imaginam Lara como um personagem masculino?
Eu não vi nenhum homem se vestindo como ela. Eu não conheço nenhum cosplayer masculino. Eu conheci alguns do Alex, que vestem aquela camiseta meio skatista, mas não conheci nenhum deles vestido como Lara. Isso é legal, eu quero ver agora.
Alguém já lhe reconheceu como a voz de Lara?
Na verdade isso já conheceu algumas vezes. Assim que cheguei em Grey’s Anatomy, eu tuitei muito sobre ambos os projetos, então as pessoas sabem que eu faço aquilo também e tenho feito isso por um bom tempo, então, da mesma forma, realmente sou reconhecida por Tomb Raider. A coisa mais estranha pra mim foi quando eu saí para comer com um amigo meu e usava um boné e óculos de sol e alguém veio para mim e disse: “Você é Lara Croft nos jogos Tomb Raider”, e eu fiquei meio “Como você sabe? Todo meu rosto está coberto e não nos falamos”. As pessoas começaram a me reconhecer e é realmente ótimo, ainda é inesperado, mas realmente divertido.
Eu estava trabalhando num filme e havia um membro da equipe que não sabia que eu tinha sotaque britânico, pois quando faço sotaque americano para um papel, eu utilizo ele no estúdio, pois realmente me ajuda. Não acredito que ele soubesse que sou britânica. Ele estava pregando um microfone pra mim, pois as vezes temos que esconde-los e eu estava amarrando do lado da minha perna. Ele disse: “Isso vai parecer muito estranho. Eu chamo isso de o modo Lara Croft Tomb Raider de amarrar as coisas.” Então eu disse “Ah, você gosta deste jogo?” e ele disse: “Ah sim, eu sou um grande fã, amo este jogo. É incrível. Você o conhece? Você joga?” e eu falei “Bem, na verdade, eu sou Lara Croft.” E ele: “Não, você não é”. Então ele me testou com algo que tivesse a ver com o jogo e eventualmente ficou convencido. Algo como: “Em que ilha ela naufragou?” E eu: “Yamatai”. Foi realmente divertido.
Um estranho acordo no contrato de Daniel Craig para atuar como James Bond é que ele estaria proibido de usar ternos em outros filmes. Existe algum tipo de situação estranha ou parecida por ser Lara Croft?
Eu não sei se ainda vale, porque foi tipo uma coisa que eu brinquei com o Noah (Diretor de Arte da franquia), e acontecia mais no primeiro jogo. Eu sei que há alguns anos eu brinquei sobre me vestir de Lara Croft no Halloween e alguém veio me dizer que eu não era permitida fazer isso e que eu não estava permitida a tirar fotos usando a roupa de Lara Croft, mas não tenho certeza se isso ainda é banido. Eu lembro de ter ficado meio que deprimida porque ela é tão legal e eu não teria chance de me vestir como ela.
Teve até um episódio de Grey’s Anatomy onde minha personagem se veste para o Halloween e fizeram uma piada sobre eu me vestir de Lara Croft e sobre como nós conseguiríamos um aprovação pra isso. Eu não sei se isso aconteceria, já aconteceu, mas teve uma tempo em que eu era fortemente alertada para não usar nenhuma das roupas de Tomb Raider.
Alguns recentes e novos detalhes apareceram sobre planos para um novo filme de Tomb Raider, mas Lara ainda não foi escalada. Você gostaria de interpretar Lara Croft em um filme de Tomb Raider?
Isso é algo que a GK Films e a MGM estão fazendo baseado no jogo original. Isso já está por aí na mídia e está sendo encaminhado. Eu acredito que isso esteja em um estágio inicial de desenvolvimento, mas sim, eu definitivamente amaria fazer. Esta é uma personagem com quem eu vivi por tantos anos até agora, mais tempo do que qualquer outra que já interpretei. Para mim, ela é meio que parte de mim e eu quase que sinto como se ela fosse um pouquinho minha. Seria difícil ver outra pessoa interpretando.
Você já está enjoada de fingir que está com frio?
O que você não percebe é quando você está tremendo e respirando fundo você começa a respirar muito rapidamente. E tem vezes que eu preciso descansar alguns minutos entre algumas cenas porque eu começo a ficar realmente tonta. Eu não ligo de fazer, mas me faz sentir às vezes que eu vou desmaiar.
Existem reações que você está cansada de fazer?
Eu não quero ter que afogar, nunca. Capturar isso é um processo bizarro e é realmente difícil. Algumas vezes o único jeito de fazer isso, especialmente em uma cabine de vídeo, e ter uma garrafa d’água e se forçar a sufocar nela. Eu adoraria se ela nunca mais se afogasse. Berros e gritos? Depois de algumas horas eu sempre digo “podemos deixar isso pro final?” Porque eu perco minha voz. Mas sim, provavelmente afogamentos são os mais difíceis.
Você tem alguma morte favorita de fazer? É divertido fingir que está sendo comida por lobos e ter sua cara arrancada por um urso?
Sim, acho que o quanto mais macabro mais divertido de interpretar. Porque às vezes o que a gente é arruma é tão assustador, e nem é como se ela apenas estivesse sendo apunhalada – ela cai, se queima, e isso, e aquilo. É muito estressante só de pensar em alguém morrendo dessa forma, mas é divertido. Sempre continua tudo novo e freco porque eles estão sempre pensando em uma nova maneira em que ela poderia morrer. Tipo “oh, eu nunca pensei nisso. Vamos fazer isso! Isso é horrível!.”
Como isso funciona no estúdio de gravação? Eles te dão um microfone e falam “Nesta cena você está sendo levada pela correnteza de um rio e algumas estacas atravessam seu pescoço”?
É exatamente assim que funciona. Às vezes eles perguntam “Podemos refazer isso em motion capture?”pra poder ser mais físico, o que deixa tudo muito mais fácil. Mas às vezes você tem que realmente enlouquecer, tipo afogando. Às vezes você só precisa usar objetos ao redor pra te ajudar nesses momentos pelo qual você nunca passou na vida. É difícil de lembrar na memória atual.
Há citações do jogo que os fãs te pedem frequentemente?
Sabe o que os meninos me pedem muito? Eles dizem “Hey, você pode fazer aquela cena quando o Alex morre?” e eu sempre acabo pensando tipo “Okay, o que acontece nessa cena?”. Daí eu percebo que eles só querem um beijo no rosto. É o que acontece na cena. É um jeito esperto de conseguir um beijo. Também usam a que estava no trailer, que é “A famous explorer once said.” Eles gostam muito dessas falas. Mas o beijo furtivo é o que mais mais acontece.
Fonte: Game Informer