Durante a E3 2018 foi revelado que Shadow of the Tomb Raider viria com opções de dificuldade personalizáveis, o que agradaria boa parte dos fãs, permitindo jogar do seu próprio jeito. Faltando pouco mais de um mês para o lançamento do jogo, a Square Enix revelou hoje os detalhes dos novos modos de dificuldade.
Em ‘Shadow’ o jogador poderá alterar a dificuldade em cada um dos três pilares do jogo: quebra-cabeças, travessia e combate. Cada um destes pilares terá quatro modos de dificuldade: Fácil, Normal, Difícil e Obsessão Mortal. Durante toda a jogatina os níveis poderão ser alterados, exceto para a dificuldade Obsessão Mortal.
O Instinto de Sobrevivência está de volta e também poderá ser ativado ou desativado. Mais uma vez, esta opção não estará disponível no modo Obsessão Mortal.
Confira as opções disponíveis:
Combate
Fácil
- Assistência de mira ativada
- Inimigos possuem menor saúde e causam menos dano
- Muitas caixas de munição disponíveis
- Inimigos possuem uma silhueta iluminada
Normal
- Inimigos possuem nível de saúde e dano normais
- Caixas de munição são raras
- Inimigos possuem uma silhueta iluminada
Difícil
- Inimigos possuem saúde aprimorada, causam amis dano e localizam Lara mais facilmente.
- Sem regeneração de saúde durante o combate
- Caixas de munição são raras
- Sem marcador na mira
- Inimigos não ficam destacados com o Instinto de Sobrevivência
Obsessão Mortal
- O mesmo que o Difícil
- Sem ícone de identificação quando Lara é detectada por um inimigo
Exploração
Fácil
- Marcação branca aparente no caminho principal
- Maior tempo agarrado às beiradas
- Acampamentos com fogueira acesa
Normal
- Marcação branca discreta no caminho principal
- Tempo agarrado às beiradas normal
- Acampamentos com fogueira apagada
Difícil
- Sem marcação branca no caminho principal
- Tempo agarrado às beiradas reduzido
- Sem Instinto de Sobrevivência durante a exploração
- Acampamentos com fogueira apagada
Obsessão Mortal
- O mesmo que o Difícil
- Acampamentos com fogueira apagada e requer recursos para acender
- Jogo só salva nos acampamentos
Quebra-cabeças
Fácil
- Lara dá dicas sobre a próxima ação a ser executada
- Objetos com interação são destacados com o Instinto de Sobrevivência
- Objetos necessários para avançar no jogo são destacados em azul com o Instinto de Sobrevivência
- Maior janela de oportunidade com as mecânicas que utilizam tempo
Normal
- Lara dá dicas gerais sobre a próxima ação a ser executada
- Objetos com interação são destacados com o Instinto de Sobrevivência
- Janela de oportunidade normal com as mecânicas que utilizam tempo
Difícil/Obsessão Mortal
- Nenhuma dica é dada por Lara
- Sem Instinto de Sobrevivência
- Menor janela de oportunidade normal com as mecânicas que utilizam tempo
O destaque luminoso do Instinto de Sobrevivência (que destaca o próximo local a seguir) e o brilho (objetos nos quais Lara pode interagir) também podem ser ativados ou desativados independente do nível de dificuldade, exceto quando estiver em Obsessão Mortal.
Acessibilidade
Além das opções de dificuldade, Shadow of the Tomb Raider também traz opções de acessibilidade, como:
Controles
- Inversão do eixo Y
- Ligar e desligar a vibração
- Reduzir o balanço da câmera
- Opção de centralizar a câmera horizontalmente nas costas de Lara, permitindo usar apenas um analógico para movimento.
- Opção de apenas pressionar e não segurar os gatilhos (e vice-versa)
- Opção para segurar em vez de apertar em várias vezes em sequência
- Opção de inverter os analógicos
- Sensibilidade de mira
Áudio
- Legendas: Ativado com cor, Ativado sem cor e Desativado
- Legendas do ambiente: Mostra legendas de todas as conversas próximas ou apenas as críticas
- Close Caption: Informação adicional ou interpretativa como efeitos de som, musicais e outras informações de áudio relevantes
Shadow of the Tomb Raider será lançado em 14 de setembro de 2018 para PC, Xbox One e PlayStation 4.