A Eidos Montréal investiu para garantir que Shadow of the Tomb Raider se destaque por sua trilha e efeitos sonoros e uma equipe de profissionais da indústria foi chamada para garantir isso. O Diretor de Música e Áudio do jogo, Rob Bridgett, conta um pouco sobre o processo de composição musical para o jogo.
A escolha do compositor para o jogo foi baseada nesses fatores, sendo escolhido Brian D’Oliveira, que é um respeitado expert, pesquisador e intérprete da música sul-americana. Foram horas de trabalhado colaborativo para garantir que o jogo tenha o som e as texturas da cultura sul-americana. Brian já trabalhou em jogos como Batman Arkham Knight e Little Big Planet 3.
Assim como uma vasta coleção de instrumentos, outra marca registrada de Brian é a música para videogames que contém emoção no seu centro.
Shadow of the Tomb Raider muda rapidamente em termos de cenário, ação e emoção e, para certas do jogo, a equipe precisava de um som distrito que ajudasse a conduzir a narrativa. É onde entra o compositor e designer de som, Martin Stig Andersen, mais conhecido pelo seu trabalho em Limbo e Inside. Como Designer de Ambiente Musical, seu papel é mais focado em cenas embaixo d’água específicas, onde a intensidade e o tom se transformam em um sentimento desconhecido, quase estranho.
A equipe também procurou por sons clássicos e foi aí que entrou ‘O Instrumento’, criado por Matt McConnell para o Tomb Raider 2013. Ele ajudou a embelezar ainda mais a personagem icônica de Lara Croft.
Shadow of the Tomb Raider será lançado em 14 de setembro de 2018 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.