TOP 10 - Cenas cortadas ou alteradas em Tomb Raider: A Origem - Lara Croft BR
Blog

TOP 10 – Cenas cortadas ou alteradas em Tomb Raider: A Origem

Durante a produção de um filme é comum que durante a fase de pós-produção, ou até mesmo durante as filmagens, ocorram mudanças e cenas acabem sendo alteradas ou simplesmente cortadas. Em Tomb Raider: A Origem, isso não foi diferente. Diversas cenas que apareceram em trailers, imagens promocionais ou spots de TV não apareceram na versão final do filme.
Pensando nisso, o Lara Croft BR resolveu reunir 10 dessas cenas que sofreram corte ou alteração. Possivelmente muitas delas devem aparecer nos extras do Blu-Ray/DVD do filme, que deve ser lançado entre junho e agosto

Contém spoilers!

Não prossiga se você não assistiu o filme.

1 – Lara e Sophie conversando no terraço do flat

Em vários spots era possível ver Lara e Sophie, sua melhor amiga e colega de quarto no filme, conversando no terraço do flat onde elas vivem. Aliás, boa parte da participação da personagem, interpretada por Hannah John-Kamen, foi cortada. Na cena, que se passaria após Lara e Ana conversarem na delegacia de polícia, teríamos Sophie falando para Lara: “Em certo momento temos que aceitar quem somos e quem estamos destinados a ser”. Lara também falava “Eu acho que vi meu pai de novo. Acho que estou enlouquecendo”. O único trecho que foi passado foi Lara parada, pensativa e a cena é interrompida por um flashback.

2 – Festa no flat e filha da Sophie

Outra cena cortada, e que também envolvia a personagem Sophie, se passava dentro do flat, onde estava acontecendo uma festa, onde é possível confirmar pelo DJ ao fundo da imagem. Além de outros colegas de Lara e Sophie, há rumores de que também seria introduzida a filha da personagem. Infelizmente a cena também não permaneceu para a edição final do filme. Aliás, todo o flat da Lara ficou de fora.

3 – “Brilhante”

A fala “Brilhante” quando Lara está na sala de reuniões da Croft Holdings e consegue desvendar o quebra-cabeça japonês não apareceu no filme. É comum que algumas falas sejam encaixadas em momentos diferentes, fora de contexto, nos trailers, mas de qualquer forma, essa palavra específica ficou de fora.

4 - “Eu prometo”

Outra fala que também ficou de fora acontece quando Lara vai até o escritório secreto de Richard e assista à gravação que seu pai a deixou. Ele pede para que ela prometa parar a Trindade e queimar toda a pesquisa sobre o “Projeto Himiko” e Lara responde “Eu prometo”. Tudo bem que a Lara não cumpriu a promessa de queimar tudo, mas as falas também não apareceram na versão final.

5 – Lara olhando para foto com o pai

Quando Lara vai até a mansão, antes de entrar no local onde fica o túmulo e escritório de Richard, ela olha para a foto com o pai e sorri. Lara apenas chega com o papel onde há a frase “A primeira letra do meu destino final” e a câmera não mostra de perto o seu rosto. É mais uma cena que pode ser considerada insignificante, mas também ficou de fora da versão final do filme.

6 – Lara e Richard tirando a foto juntos

Em um dos vídeos dos bastidores, havia uma cena onde mostrava Lara e Richard se abraçando, e ele estava com uma câmera na mão, que era para tirar a foto da cena cortada nº 5. Além disso, a fala “A magia está em todo lugar”, que ele fala quando eles andam juntos, também foi cortada.

As cenas podem ser vistas no vídeo abaixo (2m10s). 

7 – Luta na praia

Em uma das primeiras imagens reveladas do filme, vemos Lara com um pedaço de madeira na mão, aparentemente se defendendo de alguém com vestes pretas. No vídeo ‘Tornando-se Lara Croft’ nós vemos Lara lutando contra um dos mercenários da ilha. A cena possivelmente aconteceria depois da fuga pela correnteza/paraquedas, a julgar pela mancha de sangue na barriga. Como temos outra luta na sequência desta cena, só que a noite, é compreensível o corte, pois as duas cenas deixariam o filme um pouco repetitivo.

8 – Volte para a sua vidinha

Outra fala cortada e que não apareceu no filme é entre um diálogo de Lara com o Mathias. O vilão do filme falava para Lara: “Volte para sua “vidinha”. Curta suas saídas, seus colegas, sua bicicleta. Volte para casa.”

A fala do Mathias pode ser ouvida no spot abaixo.

9 – Saída da caverna/tumba

Este talvez seja o corte mais difícil de aceitar. Após derrotar Mathias e fugir da tumba de Himiko que estava desmoronando – numa cena bem similar a fuga na caverna no começo de Tomb Raider (2013) –, Lara saia em meio as rochas, se levantando aos poucos, se reerguendo e acenando para Lu Ren com a cabeça. Infelizmente na versão final do filme a cena foi totalmente alterada e, em vez de sair sozinha da caverna, é Lu Ren que a encontra embaixo das rochas e a ajuda a sair. O aceno para o companheiro ocorre, mas de forma tímida e os dois estão bem próximos. É uma pena essa alteração, já que a cena original mostraria uma saída triunfal e uma Lara mais durona, num momento de transição.

Esta foi a cena exibida no lugar da cena acima.

10 – Lara voltando à Mansão no fim do filme

A cena onde Lara retorna à Mansão Croft, no fim do filme, foi completamente refilmada utilizando o carro Volvo XC60. É uma pena que produtora do filme tenha escolhido alterar a cena, que mostrava Lara chegando montada numa motocicleta, veículo já consagrado na série, apenas para promover o carro. Claro que, para o filme, a parceria com a Volvo é importante seja pelo investimento ou para atrelar à imagem de Lara Croft ao carro de alto padrão, mas a imagem ficou bem desconexa, ainda mais que já havíamos visto essa cena antes.

Bônus - Nomes alterados nos túmulos

Para o alívio de muitos fãs, inclusive deste que vos escreve, os nomes dos pais da Lara, esculpidos nos túmulos na Mansão Croft, foram alterados, por meio de CGI, para se igualarem aos jogos. No primeiro trailer os túmulos exibiam os nomes “Sir Richard Croft e Lady Lindsey Croft”, o que gerou um pouco de revolta, já que se tratava de uma alteração completamente desnecessária. Por sorte, a versão final do filme trouxe os nomes "Lord Richard Croft" e "Lady Amelia Croft", os mesmos utilizados pela Crystal Dynamics.

Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3

Outras cenas que não sobreviveram na versão final e que não foram listadas foram:

  • Lara olhando para a cidade na sala de reuniões da Croft Holdings (imagem 1);
  • Mathias gritando “Abra a tumba!”, que estava no trailer 2 (imagem 2);
  • Voo de paraquedas: somente foi mostrado o fim da cena, com Lara já próximas das árvores;
  • Cenas internas na Mansão Croft: há algumas semanas foi liberado um artigo, em francês, no qual o responsável visitou o set de filmagens e presenciou uma cena dentro da biblioteca da mansão. Havia inclusive consoles de videogame.
  • Lara falando “Bem, isso Isso não vai acontecer” (omagem 3)

E você? Lembra de alguma outra cena que não esteve no filme ou foi alterada? Conta pra gente! 

Comentários

Sobre o autor

Rui C. Camisão

Administrador e redator. Mora em Florianópolis e é formado em Comunicação pela Estácio Florianópolis.
Seus jogos favoritos são Tomb Raider, Assassin's Creed e Sonic.
PSN ID: iWho-E/Steam: Who-E