Impressões das primeiras 3 horas de Rise of the Tomb Raider - Lara Croft BR
Blog

Impressões das primeiras 3 horas de Rise of the Tomb Raider

Melonie Mac (youtuber e fã de Tomb Raider) publicou no Tomb Raider Forums suas impressões sobre as primeiras três horas de jogo de Rise of the Tomb Raider. 

Comentários gerais sem spoilers (spoilers estão ocultos no final da página):

A MANSÃO CROFT ESTÁ DE VOLTA!! Impressões das primeiras 3 horas de Rise of the Tomb Raider

Pelo menos nas cutscenes, pelo que eu pude ver, mas estou cruzando meus dedos para podermos jogar na Mansão Croft como nos jogos anteriores. A mansão está ‘fodona’!

E como você pode ver no meu gameplay, a Lara tem um outfit de Londres que é seu traje casual (que ela veste no primeiro vídeo em CG da E3). Eu pirei quando eu a vi usando na Mansão Croft e fiz questão de usar no gameplay. Pelo que vi, eu fui a única pessoa que equipou essa roupa, de todo mundo que estava na sala xD

Lara é uma badass

Muitos de nós têm se preocupado sobre como Lara será retratada em Rise of the Tomb Raider, já que ela era mais passiva e assustada no reboot. Dessa vez ela está mais confiante do que nós temos visto em muito tempo. Não muito sarcástica / impertinente como víamos nos jogos clássicos, mas ela definitivamente tem muita força de vontade e é obstinada, o que é ótimo! Impressões das primeiras 3 horas de Rise of the Tomb Raider (Leia mais detalhes na seção de spoilers ao final da página, para exemplos do que ela fala durante a parte do jogo que joguei.)

Minha coisa favorita a respeito de como a Lara está sendo mostrada é que ela QUER explorar tumbas. É como se ela vivesse pra isso – ela é apaixonada por descobrir coisas e busca aventura, não importando o que qualquer um diga, ela fará o que quiser fazer!

Este é DEFINITIVAMENTE o meu modelo favorito de Lara dentre todos os jogos (graficamente falando). Ela parece incrível e seus gestos e estilo realmente combinam com a personagem também. Linda naturalmente sem forçar demais ou parecer exageradamente maquiada como uma modelo de passarela ou algo do tipo. Absolutamente perfeita.

Novos personagens me chamaram a atenção

Uma das minhas maiores queixas com o jogo de 2013 foi o elenco, com exceção do Jonah, era totalmente sem graça (minha opinião). Desta vez eu vi alguns novos personagens que pareceram muito promissores, tanto os bons quanto os maus. Explicarei melhor na seção de spoilers.

Exploração está DEMAIS

Eu poderia ter passado incontáveis horas na pequena porção do jogo que eu joguei, mas devido às restrições de tempo é claro que eu deveria jogar de forma rápida. Existem toneladas de colecionáveis e ainda missões opcionais que você pode completar. As locações de mundo aberto são extremamente únicas na série Tomb Raider como nunca antes visto nos jogos passados, mas devido à natureza da franquia, funciona de forma linda. Algumas das missões opcionais afetará seu gameplay também (ex: formando aliados entre os nativos).

Tumbas

É por isso o que a maioria de nós está mais animado, naturalmente. No meu curto período de jogo eu tive alguns momentos da ação nas tumbas. Tanto tumbas elaboradas na história principal como as de menor escala opcionais como vimos no reboot. Elas são DESLUMBRANTES inclusive! Entrar na primeira tumba me deu calafrios! Eu poderia passar muitas horas explorando cada metro quadrado delas.

Puzzles

Eu estava morrendo pra ver os quebra-cabeças mais do que qualquer coisa, e eu realmente fiquei feliz com o que vi. Com certeza quero ver mais do que isso – minha sede é difícil de ser saciada com esse tipo de coisa em TR. A maioria dos puzzles eram baseados em física, mas eles definitivamente faziam você pensar. Eu tenho uma sensação que nós enfrentaremos os puzzles mais difíceis nas tumbas opcionais, visto que os jogadores casuais não vão ter a mesma paciência como muitos de nós raiders experientes temos. Ainda sim, os puzzles das tumbas principais que eu encontrei foram muito divertidos e há toneladas de exploração adicional dentro dessas tumbas. Antigos escritos para transcrever, colecionáveis para encontrar, etc.

Eu amaria ver, pelo menos um pouco, algumas das boas e velhas alavancas, chaves e interruptores que nós estamos acostumados nos clássicos.

Gameplay geral

Eu sei que muitas das pessoas ficarão perguntando com que Tomb Raider esse novo jogo mais se parece, e é claro que com o reboot, sendo que é uma continuação. Há momentos que pareceram muito clássicos para mim, no entanto. Estando em enormes tumbas me deu muitas das mesmas sensações que Tomb Raider: The Last Revelation me dava, por exemplo.

Desta vez o jogo dá uma sensação de isolamento. Apenas Lara explorando e fazendo suas coisas com confiança, sem correr para um amigo a todo tempo ou chorando para Roth (ou qualquer pessoa nesse caso Impressões das primeiras 3 horas de Rise of the Tomb Raider) através de seu walkie-talkie. Claro, há muitos momentos em que você correrá atrás dos caras maus, mas há muuuuuuitooos momentos onde é verdadeiramente apenas Lara e a natureza, o que é ótimo. Isso faz das cenas com os amigos / Jonah sejam na verdade interessantes e legais ao invés de me deixarem pensando “SUMAM E DEIXEM LARA EM PAZ DE UMA VEZ”.

No que concerne às mecânicas gerais, tudo parece muito ser como o reboot, o qual eu já tinha gostado bastante. Só que é melhor desta vez – aprimorado. Depois de assistir os gameplays da Gamescom eu pensei que iria dar uma de Rambo (matando tudo pela frente) durante o meu percurso nas partes de ação; no entanto, eu estava surpreendentemente satisfeita com o quão divertido é de matar furtivamente (modo stealth) e fiquei em torno disso.

Os aprimoramentos de armas parecem muitoooo maaaais detalhados do que no reboot. Não apenas isso, mas há muito muito mais equipamentos que você pode adquirir. Eu estava morrendo para por minhas mãos no ‘lockpick’ e na faca, mas estavam indisponíveis durante o pouco tempo que joguei. O que é divertido é que há áreas para explorar que requerem certos equipamentos, significando uma quantidade enorme de rejogar certas partes para acessar essas áreas depois de conseguir o equipamento necessário.

Não vamos esquecer da Lara nadando. Seguro dizer que todos nós estamos muito animados em ver Lara nadar novamente em ROTTR. No entanto, tenho que dizer que eu fiquei desapontada dado que as áreas de nado que acessei eram bem superficiais (hehe, trocadilho). Você pode mergulhar por breves momentos e em certas áreas, mas nada dinâmico como ter várias salas debaixo d’água para explorar. Você não pode nadar para o fundo e mergulhar procurando por tesouros – pelo menos não nas áreas que joguei. Ainda sim era bem divertido, mas no futuro eu amaria ver exploração subaquática. Talvez ROTTR tenha isso ainda, estou me baseando apenas nos pedaços que eu vi nas poucas horas de jogo.

Eu joguei na dificuldade ‘Raider Experiente’. Eu teria jogado no modo Sobrevivente, mas me foi falado por um funcionário do Xbox que esse modo não havia regeneração da saúde ou qualquer coisa do tipo e que teria sido desamasiadamente difícil (e então ele me viu jogando e estava tipo: OMG VOCÊ É BOA NISSO haha!! Ele é demais). Depois de jogar como Raider Experiente, no entanto, eu estava completamente convencida que eu poderia dar conta do modo Sobrevivente. Eu nunca tive nenhum problema Impressões das primeiras 3 horas de Rise of the Tomb Raider não digo que não é difícil – o urso especificamente me deu um pouco de trabalho. Todo mundo na sala que também pôde jogar, jogaram nos modos fácil e normal, e muitos penavam. Tendo dito isto, jogadores casuais provavelmente não serão capazes de nada além do modo normal, mas para nós que temos jogado os jogos Tomb Raider, vá em frente e pule no modo Raider Experiente ou Sobrevivente com certeza! Impressões das primeiras 3 horas de Rise of the Tomb Raider

Agora o conteúdo com SPOILER!!!

*SPOILERS* (selecione para ler)

Lara tem uma madrasta?!?! Meio que tipo…

Uma das cutscenes mostrou um retrato de família com Richard Croft comentando sobre querer se certificar de que Lara e Anna estariam seguras. Anna é uma mulher loira que mais tarde na história descobrimos ser a namorada de Richard depois que Amelia faleceu. Anna diz a Lara em uma das cutscenes (parafraseando da minha memória, algo do tipo:) “Você sabe que eu amei seu pai, eu teria casado com ele se ele quisesse.” Nós a vemos muito nas cutscenes interagindo com Lara.

A respeito da personalidade de Lara

Uma das coisas favoritas que vi Lara fazer:

Se esconder em um sarcófago quando Konstantin e os mercenários da Trinity entraram na tumba. Depois que eles abriram o caixão e a encontraram, ela levantou sua armas, em paz. Konstantin então foi para cima dela e disse algumas coisas intimidadoras onde ela furtivamente tomou o detonador dele, deu-lhe um olhar atrevido (omg, foi tão incrível), e então detonou os explosivos enquanto retornou de volta ao caixão antes de evacuar a tumba. Em nenhum momento ela agiu aterrorizada ou qualquer outra coisa, apenas muito confiante e foda.

Na Mansão Croft, Lara estava estudando a pesquisa de seu pai para ajudá-la encontrar um artefato. Jonah tentou convencê-la a parar com isso tudo, mas ela insistiu que continuaria a fazer isso de qualquer forma com ou sem ajuda. Ele saiu da sala e a disse para não contar com ele, e de repente um cara da Trinity escala a janela e começa a atacar Lara tentando roubar o livro do pai dela. Jonah entra e vê tudo acontecendo e pega um candelabro para acertar o cara, mas Lara consegue se livrar dele de qualquer forma. Ele pegou o livro e pulou pela janela, mas eu pessoalmente fiquei muito feliz de ver Lara se virando sozinha. Jonah acabou concordando em ajudá-la depois disso Impressões das primeiras 3 horas de Rise of the Tomb Raider

Quando Lara é capturada, ela fica nervosa com um dos caras (não vou entrar em muitos detalhes sobre essa parte da história porque eu acho que é SPOILER DEMAIS para compartilhar) depois que pediram para ela se juntar a eles, no qual ela respondeu (algo do tipo), “Que tal NEM F**ENDO?!” *cospe na cara* Eu quase deixei meu controle cair nessa parte e realmente desejei ver a minha própria cara porque eu estava “DESMAIADA” e muito empolgada de ver Lara agir de uma forma tão foda!

Outra personagem feminina super fodona

Me deparei com uma personagem que parecia ser um dos nativos da Sibéria, que também usava um arco e flecha. Ela era extremamente habilidosa em combate e me lembrava MUITO da Lara Croft clássica em seu design (lábios carnudos, cabelo castanho avermelhado, pequenas tranças e um coque, mas ela tinha olhos verdes e sardas). Ela mirou seu arco em Lara e Lara disse a ela que ela chegava em paz. A nativa respondeu (algo do tipo) “Se eu ver você novamente, colocarei uma flecha na sua garganta!” (sotaque americano se a memória não me falha). Então Lara disse algo do tipo: “Eu espero te provar que não significo ameaça alguma”, mas para ser honesta, eu realmente teria amado se Lara tivesse dito: “Não se eu fizer primeiro!” mas ainda aceito alegremente os outros momentos da Lara fodona.

E isso é tudo que eu tenho (até agora). Irei fazer um vídeo falando sobre tudo isso amanhã também e postarei o link quando estiver pronto.

Impressão final: OMG EU PRECISO DESSE JOGO AGORA MESMO!!!! Até então pareceu que este terá a MELHOR, e mais dinâmica história que eu já vi em um jogo de Tomb Raider antes (o que já é muito vindo de mim, já que eu não gostei da história do reboot). Será este o melhor jogo de Tomb Raider? Muito cedo para falar, mas eu sei que os meus níveis de ansiedade estão tão altos agora, que eu definitivamente vejo potencial para ser. Pelo menos eu penso que é seguro dizer que este será meu jogo favorito de Tomb Raider desde o The Last Revelation. Definitivamente um ENORME melhoramento do reboot, que já é um jogo sólido. Eu sei que ficarei incontáveis horas nele explorando TUDO. Eu nunca estive tão ansiosa por um game há muito tempo – mal posso me conter.  Impressões das primeiras 3 horas de Rise of the Tomb Raider

Sobre o autor

Henrique Menezes

Webdesigner do LCBR, Administrador e Tradutor. Tem 23 anos. Mora em Goiânia, Goiás. Graduado em Comunicação Social: Audiovisual. Desenvolveu sua monografia sobre o reboot de Tomb Raider, intitulada "A experiência narrativa no game Tomb Raider (2013)". Seus jogos favoritos são Tomb Raider, Assassin's Creed e Deus Ex: Human Revolution.