Análise Tomb Raider - Lara Croft BR Análise Tomb Raider - Lara Croft BR
Tomb Raider (2013)
Tomb Raider (2013)

Tomb Raider (2013)

Tomb Raider: Um Clássico Renasce​

Escrito por Alexander Souza / Contém imagens com spoilers.

Análise

VOCÊ CONSEGUE, LARA! AFINAL, VOCÊ É UMA CROFT.

“Esqueça tudo o que você sabe sobre Tomb Raider” foi o que um dos desenvolvedores do jogo disse quando as notícias começavam a surgir. Mas com certeza foi um golpe de psicologia reversa. Não tem como você jogar o novo título, reboot, sem fazer relações com os antigos jogos da série. Tudo te lembra os antigos TOMB RAIDER. Uma coisa é definitiva: LARA CROFT, a destemida, forte, ousada e corajosa está de volta e você pode voltar a ter medo dela. Só que desta vez com mais algumas características. Lara está jovem, frágil, mais humana e suas roupas rasgam. Ela não é mais uma “caricatura da perfeição”. Sem dúvidas, depois de terminar o jogo você ama ela mais do que nunca. Empolgação ao extremo. 
 
Análise

HIMIKO É PERIGOSA, MATHIAS!

O enredo do jogo é focado na sobrevivência e no amadurecimento de Lara. Você começa com uma Lara inocente e frágil que rapidamente vai se tornando a Lara que você já conhece. No final, você tem a sensação que provavelmente teve ao jogar pela primeira vez Tomb Raider: esta mulher é excepcionalmente impressionante. Lara sobrevive a um naufrágio na misteriosa Yamatai, uma ilha no Mar do Diabo. Ela e seus amigos sobreviventes querem escapar, só que Lara descobre que há um espírito que pode controlar a tempo (meteorologia) na ilha. “Ninguém escapa.” Os sobreviventes são sacrificados ou se tornam parte dos Solarii, ceita que venera a Rainho do Sol, Himiko, que um dia habitou Yamatai. Na trama, você deve desvendar o mistério envolvendo Himiko e encontrar um jeito de escapar e salvar seus amigos.

SIM… AINDA VIVA!

Análise

“Imersão” é a palavra que define a jogabilidade deste jogo. Hubs aparecendo o tempo todo em todos os cantos, a tela embaçada quando Lara está com pouca saúde ou molhada na chuva. A trilha e design sonoro são de qualidade e polimento suficiente pra você sentir o terror, adrenalina e até mesmo a dor de Lara ao decorrer da sua jogatina. Há quem não goste, mas os QTEs (Quick Time Events) foram usados pertinentemente tanto quanto as cenas scriptadas. Você é pego de surpresa várias vezes e tem que pensar rápido.

Análise

É ISSO AÍ, CORRAM SEUS MALDITOS! PEGAREI TODOS VOCÊS!

Uma coisa é bem diferente dos outros. Não dá mais pra chegar atirando e quebrando o pau nos inimigos pois eles não são mais bonecos irracionais que apenas seguem Lara com um taco de baseball. Primeiro, Lara não tem mais mira automática. Segundo, os desenvolvedores capricharam na inteligência artificial dos inimigos. Lara precisa ser furtiva, agir sem deixar que os inimigos a percebam e criar táticas de combate pra não acabar nas mãos dos Solarii, outros sobreviventes da ilha que agora fazem parte de uma ceita. Em alguns casos, se você despertar a atenção dos inimigos eles vão estourar um foguete e isso vai trazer uma legião de outros inimigos, o que vai deixar tudo mais difícil. Os combates são cada vez mais emocionantes e fica ainda mais legal à medida que você adquiri novos equipamentos e faz upgrades para as armas
Análise

EU ODEIO TUMBAS!

Muita exploração. Lara tem muita coisa pra fazer nos cenários. Para acumular XP (pontos de experiência utilizados para desbloquear novas habilidades) e para acumular FRAGMENTOS (usados para fazer upgrades no equipamento) é preciso procurar debaixo de cada pedra do cenário. O jogo é cheio de tumbas extras, que geralmente contem um puzzle fácil de resolver. As tumbas que fazem parte da storyline principal são maiores e tem um objetivos mais complexo e significativo. Você vai se divertir muito completando os desafios. Vão desde a acender candelabros à cavar túmulos. Tem também as relíquias, que são artefatos que Lara costuma encontrar em pequenas caixas, e os diários que são muito importantes pra você poder entender o que está se passando na ilha.

Análise

POSSO USAR AQUELE ARCO!

Lara usa vários tipos de equipamentos. Entre as armas, estão: arco, rifle, escopeta, atirador de granada e pistola. Todas possuem vários upgrades como diferentes flechas de fogo ou bomba para o arco e tiros mais precisos para as outras armas. Outros equipamentos incluem a corda, isqueiro e machado de escalada. Os equipamentos são 100% funcionais. Você usa eles em combate e para desbloquear caminhos. Muitas vezes, você vai encontrar um elemento de linguagem visual (por exemplo, uma porta com cordas brancas amarradas) que indica que você precisa de um certo equipamento para passar por ali. Se não tiver na hora, tudo bem. Você pode sempre voltar.

Análise

NASCE UMA SOBREVIVENTE

 Após muita dor, peleja, luta e perdas, Lara é consolidada. Ela está de volta e pronta para escalar, atirar, sobreviver a armadilhas e desvendar mistérios.