Análise - Lara Croft BR

Análise

Quando o jogo Lara Croft and the Guardian of Light foi anunciado, muitos jogadores e fãs de Lara Croft ao redor do mundo ficaram meio receosos com o que poderia vir. Talvez pela falta do nome Tomb Raider no título, pelo fato do jogo ser somente via download ou talvez pelo novo estilo de câmera. Ignorando todas as críticas, o estúdio da Crystal Dynamics arriscou e sem dúvidas Lara Croft and the Guardian of Light surpreendeu muita gente que não acreditava no potencial do jogo e via isso como algo desnecessário.

História

Como o foco do jogo é a solução de puzzles e modo multiplayer, a história foi deixada de segundo plano. Há muito tempo, o Guardião das Trevas, Xololt, se apoderou do “Espelho da Fumaça” e usou seu poder para invocar demônios contra o exército de Totec, o Guardião da Luz. Os homens de Totec foram massacrados na batalha, mas ele sobreviveu e arrumou um jeito de usar o Espelho para aprisionar Xolotl. Anos mais tarde, Vasco e seus homens descobriram o templo onde o Espelho estava escondido, e ao rouba-lo, despertaram novamente Xolotl, que mais uma vez tomou poder do Espelho. Agora, Lara e Totec tem que trabalhar juntos para prender Xolotl novamente no Espelho, mas ele não parece acreditar muito nas habilidades de Lara.

Jogabilidade

A jogabilidade é simples e os comandos são de fácil compreensão. Além da jogabilidade simples e novos elementos foram adicionados, deixando o jogo mais divertido. No modo single player, Lara tem seu tradicional gancho e a lança de Totec, ambos usados para alcançar lugares onde necessitam de uma plataforma, seja para resolver puzzles ou para continuar o caminho do jogo. Além disso, o uso da granada é essencial durante o jogo, seja na resolução de enigmas ou para liberar o caminho. No modo multiplayer, é essencial o trabalho em equipe, pois diversos quebra-cabeças são adaptados à ele. Por exemplo: nele o gancho é utilizado por Lara, que pode criar uma “ponte” para Totec passar os abismos e Totec pode usar sua lança para criar uma plataforma para subir. O combate é simples, rápido e eficiente. Durante o jogo existem diversas armas e artefatos para serem coletados, seja conseguindo pontuações altas, coletando itens escondidos ou passando pelas “Challenge Tombs”.

Gráficos

Primeira coisa a ser dita: não pense que por se tratar de um jogo para download os gráficos estão ruins, muito pelo contrário. O jogo utiliza o mesmo motor de Underworld, com algumas modificações para torná-lo mais leve. O modelo de Lara é o mesmo, porém com menos detalhes. Algo que chama atenção é o polimento do jogo, algo realmente incrível. Apesar de aparentemente mais simples, na versão para PC o jogo pode pesar um pouco mais que seu antecessor, principalmente quando jogado no modo multiplayer online, mas nada que atrapalhe o jogo.

Som

Não temos uma trilha sonora exclusiva para este jogo. O tema principal é o mesmo de Undeworld e diversos sons dos jogos anteriores foram “reciclados”. Mas não pense que isso é algo ruim. A trilha sonora funciona de forma eficiente, dando ritmo ao jogo e de forma agradável. Quando Lara está fugindo de algo, por exemplo, a trilha é rápida e dá ao jogador a sensação de fuga.

Replay

Prepare-se para jogar e re-jogar este jogo várias vezes. Apesar de a campanha não ser curta, você terá que voltar diversas vezes pelos níveis para conseguir desbloquear novos personagens, armas e habilidades. Além disso, você poderá obter pontuações maiores e melhorar sua colocação no ranking. Com o modo cooperativo, você irá querer jogar novamente com seus amigos ou online, a fase que preferir.

Considerações Finais

Lançado no dia 18 agosto de 2010 na Xbox Live e no dia 28 de setembro na PSN e Steam, o jogo Lara Croft and the Guardian of Light conta com visão isométrica e jogabilidade simples. O foco do jogo é somente um: divertir. Seja por seus inúmeros puzzles, jogabilidade simples ou pelo até então inédito modo multiplayer. Mesmo não tendo o título Tomb Raider e estilo de jogo modificado, muito da antiga série ainda está presente. Afinal, se tratando de um jogo com a maior heroína dos games, não poderiam deixar de colocar diversas tumbas e puzzles já conhecidos. Não perca tempo, corra já e divirta-se com esse maravilhoso game.

NOTA: 9,0